Percepção de qualidade no setor automotivo através dos sinalizadores de qualidade marca e garantia
Fecha
2012Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Em um contexto de grande competitividade como é o caso do setor automotivo brasileiro, as empresas fazem uso das mais variadas estratégias de sinalização de qualidade a fim de comunicar as qualidades inobserváveis dos seus produtos aos potenciais clientes. Entre as estratégias de sinalização de qualidade utilizadas pelas montadoras de automóveis, destacam-se os investimentos em propaganda, o uso das marcas, as estratégias diferenciadas de precificação, a concessão de períodos de garantia, entre ...
Em um contexto de grande competitividade como é o caso do setor automotivo brasileiro, as empresas fazem uso das mais variadas estratégias de sinalização de qualidade a fim de comunicar as qualidades inobserváveis dos seus produtos aos potenciais clientes. Entre as estratégias de sinalização de qualidade utilizadas pelas montadoras de automóveis, destacam-se os investimentos em propaganda, o uso das marcas, as estratégias diferenciadas de precificação, a concessão de períodos de garantia, entre outras. A sinalização de qualidade se torna importante no mercado devido à existência de assimetria de informação nas relações comerciais, condição essa que pode levar os consumidores a casos de seleção adversa, que ocorre quando os ofertantes levam os consumidores a acreditar que os produtos ofertados possuem qualidade superior, quando na realidade a qualidade é baixa. Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa experimental na qual foram definidos quatro cenários a partir da manipulação das variáveis “Marca” e “Garantia”, a fim de analisar a influência dessas duas variáveis na percepção de qualidade dos consumidores de automóveis. Para o estudo, foram aplicados 91 questionários em alunos de três disciplinas da graduação do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, distribuídos aleatoriamente nos quatro cenários propostos. Após as análises estatísticas dos dados, verificou-se que ambas as variáveis manipuladas exerceram influência na percepção de qualidade dos respondentes. Adicionalmente, foi identificado que a reputação da marca exerceu um efeito de mediação na influência da marca na percepção de qualidade. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36468)Tesinas Administración (3132)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License