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dc.contributor.advisorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorSouza, André Ache Saldanha dept_BR
dc.date.accessioned2013-03-12T01:40:17Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67483pt_BR
dc.description.abstractA avalanche de anúncios publicitários no mercado dificulta a tarefa das empresas que buscam formar ou fortalecer sua imagem de marca. Estudos em marketing evidenciam o uso da música como forma de se destacar em meio a tantos anúncios visuais. O Sound Branding surge como alternativa de reforço de imagem de marca através do uso do som. Este trabalho objetiva identificar como as ações de Sound Branding são percebidas pelos consumidores e como estas contribuem para a formação de imagem de marca. Para o alcance do escopo, dividiu-se a pesquisa em duas etapas: 1) Estudo de casos múltiplos com marcas automotivas, onde foram analisadas à luz da teoria as estratégias de identidade sonora da Audi, Citroën, Mercedes-Benz, Nissan, Renault e Volkswagen; e 2) Entrevistas em profundidade, onde 15 entrevistados deram seu parecer sobre os Logos Sonoros das marcas estudadas e relataram suas percepções das imagens de marca destas empresas. Com o resultado das pesquisas e análise conclui-se que as estratégias de Sound Branding colaboram para a construção de uma imagem positiva da marca, contando que sejam desenvolvidas com ferramentas apropriadas e por profissionais capacitados. Por último, são listadas as dificuldades da pesquisa e sugestões para trabalhos futuros.pt_BR
dc.description.abstractThe advertising avalanche in the market complicates the task of companies who want to form or reinforce their brand image. Marketing studies show the use of music as a way to stand out among so many visual ads. Sound Branding is an alternative reinforcement of brand image through the advent of sound. This study had the objective of identifying how the actions of Sound Branding are perceived by consumers and how they contribute to the formation of brand image. To achieve the scope, the research was divided into two steps: 1) Multiple cases from Audi's, Citroen's, Mercedes-Benz's, Nissan's, Renault's and Volkswagen's sound identities strategies and 2) in-depth interviews, where 15 respondents gave their opinion on the Sound Logos of brands studied and reported their perceptions of the hallmarks of these companies. With the results of research and analysis it was concluded that the strategies of Sound Branding collaborate to build a positive brand image, as long as they are developed with proper tools and trained actors. Finally, outlines the difficulties of research and suggestions for future work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSound brandingen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMarcapt_BR
dc.subjectSound logoen
dc.subjectBrand imageen
dc.subjectPercepção do consumidorpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleSound branding : das estratégias empresarias à mente do consumidorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000867317pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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