Política e opinião pública : as pesquisas de intenção de voto nas páginas do Correio do Povo e da Zero Hora, em 2012
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Data
2012Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho consiste na análise das matérias divulgadas pelos jornais Correio do Povo e Zero Hora sobre resultados de pesquisas de intenção de voto para as eleições municipais de Porto Alegre no ano de 2012. O objetivo foi avaliar as estratégias comunicacionais utilizadas pelos veículos e suas implicações no campo da política. A seleção do corpus compreendeu as quatorze matérias destinadas às revelações das preferências e das rejeições do eleitorado publicadas entre os meses de março a outubr ...
Este trabalho consiste na análise das matérias divulgadas pelos jornais Correio do Povo e Zero Hora sobre resultados de pesquisas de intenção de voto para as eleições municipais de Porto Alegre no ano de 2012. O objetivo foi avaliar as estratégias comunicacionais utilizadas pelos veículos e suas implicações no campo da política. A seleção do corpus compreendeu as quatorze matérias destinadas às revelações das preferências e das rejeições do eleitorado publicadas entre os meses de março a outubro de 2012. Como metodologia, foi empregada a análise de conteúdo, a partir de categorizações acerca da visibilidade conferida e dos sentidos provocados pelos textos. A revisão teórica aborda aspectos sobre comunicação e política, visibilidade, e opinião pública. A análise das matérias evidenciou que as pesquisas de intenção de voto adquirem espaço relevante nos jornais Correio do Povo e Zero Hora e suas divulgações representam considerável envolvimento midiático no período eleitoral. A partir das estratégias utilizadas, é conferida visibilidade ou “opacidade” aos candidatos, e há interferência na imagem que os indivíduos formam sobre o cenário das eleições. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1829)
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