Análise de conteúdos de História da América Latina contemporânea em livros didáticos brasileiros (1997-2007)
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esse trabalho tem por objetivo investigar de que maneira os livros didáticos de história do ensino médio tem se referido a História contemporânea da América Latina. O atual contexto de aproximação do Brasil com seus vizinhos do sul reforça a necessidade de aprofundarmos, no ensino e na pesquisa em História, o conhecimento acerca dos países latino-americanos. O estudo se deterá nos manuais didáticos produzidos entre 1997 e 2007, buscando analisar a abordagem dada aos eventos ocorridos nesse cont ...
Esse trabalho tem por objetivo investigar de que maneira os livros didáticos de história do ensino médio tem se referido a História contemporânea da América Latina. O atual contexto de aproximação do Brasil com seus vizinhos do sul reforça a necessidade de aprofundarmos, no ensino e na pesquisa em História, o conhecimento acerca dos países latino-americanos. O estudo se deterá nos manuais didáticos produzidos entre 1997 e 2007, buscando analisar a abordagem dada aos eventos ocorridos nesse continente a partir do século XIX e de que maneira eles interagem com os conteúdos de História do Brasil referentes ao mesmo período. Assim sendo, busca-se compreender de que modo tais conteúdos contribuem para a construção de uma identidade regional no subcontinente. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
-
TCC História (775)
Este item está licenciado na Creative Commons License