Professor reflexivo e aprendizagem em matemática
dc.contributor.advisor | Basso, Marcus Vinicius de Azevedo | pt_BR |
dc.contributor.author | Soares, Tiago Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-02-22T01:39:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/66861 | pt_BR |
dc.description.abstract | Desde que iniciei meus trabalhos práticos nas disciplinas de Estágio em Educação Matemática I, II e III e as de Laboratório de Prática de Ensino-Aprendizagem em Matemática I, II e III, no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, passei a analisar a minha formação como estudante de licenciatura em matemática, vislumbrando a prática reflexiva do professor de matemática. Com isso, procurei identificar se as práticas reflexivas que acredito serem relevantes para o professor, podem contribuir na aprendizagem em matemática dos meus estudantes. Para constatar a importância destas práticas reflexivas, confrontei minhas ideias com os acervos literários citados nas referências e também através de entrevistas feitas com professores de matemática, estes, graduados no Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, exercendo plenamente a atividade docente em escolas do Ensino Básico, na cidade de Porto Alegre/RS, a fim de comprovar, mesmo que em parte, a eficácia destas práticas reflexivas por parte do professor de matemática em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.abstract | Since I started my practical work in the disciplines of Mathematics Education in Stage I, II and III and Laboratory Practice of Teaching and Learning in Mathematics I, II and III, Bachelor of Mathematics, Federal University of Rio Grande do Sul I began to analyze my training as a student of degree in mathematics, shimmering reflective practice math teacher. With that, I tried to identify whether the reflective practices that I believe are relevant to the teacher, can contribute to the learning of my students in math. To appreciate the importance of these reflective practices, confronted my ideas with the literary collections cited in the references and also through interviews with mathematics teachers, these, graduated in Bachelor of Mathematics, Federal University of Rio Grande do Sul, fully exercising teaching activities in mainstream schools in the city of Porto Alegre / RS, in order to prove, even in part, the effectiveness of reflective practices by the math teacher in the classroom. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professor de Matemática : Comportamento : Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Math | en |
dc.subject | Degree | en |
dc.subject | Reading | en |
dc.subject | Teachers of mathematics | en |
dc.subject | Reflective teachers | en |
dc.title | Professor reflexivo e aprendizagem em matemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000871870 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Matemática (405)