Show simple item record

dc.contributor.advisorIturrioz, Ignaciopt_BR
dc.contributor.authorVieira, Eduardo Bered Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2013-02-15T01:41:03Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/66441pt_BR
dc.description.abstractO sistema de navegação por comboios vem sendo utilizado na navegação interior em diversas regiões do mundo. No sul do Brasil, ainda pouco utilizado, vem ganhando espaço diante de suas vantagens em comparação ao modelo da embarcação autopropulsada. A vinculação entre as duas embarcações pode ser feita através de cabos ou de acoplamentos mais sofisticados. O tipo de sistema de acoplamento utilizado depende das solicitações devido às condições ambientais que se apresentam na localidade da navegação. No presente trabalho se apresentam diversas formas de avaliar os esforços sofridos por um acoplamento entre um empurrador e uma barcaça. As embarcações estão sendo construídas e terão operação na Lagoa dos Patos, utilizando o sistema de acoplamento chamado ATB, que libera a rotação relativa na direção longitudinal. A condição geográfica da Lagoa dos Patos, contida na Bacia do Sudeste, possui características únicas, devido à proximidade com o oceano, gerando condições de navegação diferenciadas. Portanto, torna-se importante uma análise do comportamento do comboio perante solicitações ambientais. Cabe salientar que este trabalho está relacionado com um projeto FINEP que tem como objetivo a construção do dito acoplamento.pt_BR
dc.description.abstractThe pusher-barge navigation system has been used in inland navigation in various regions of the world. In southern Brazil, yet underutilized, has gained ground on its advantages in comparison to the self-propelled model. The connection between the two vessels may be made via cables or more sophisticated couplers. The type of the coupling system used depends on the requests due to environmental conditions that are present at the location of navigation. This work presents several ways to evaluate the forces acting on a coupling between a tug and barge. The vessels are being built and will have operations in the Lagoa dos Patos, using the coupling system called ATB, which releases relative rotation in the longitudinal direction. The geographical condition of the Lagoa dos Patos, contained in the Bacia do Sudeste, has unique characteristics because of the proximity to the ocean, generating different navigation conditions. Therefore, it becomes important to analyze the behavior of the convoy against environmental solicitations. It should be emphasized that this work is related to a project FINEP that aims the construction of the coupler.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConvoyen
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectCouplingen
dc.subjectInland navigationen
dc.subjectSolicitationsen
dc.titleMetodologia para determinação de esforços em um acoplamento entre empurrador e barcaçapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000871015pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record