Navegação Comunicação e Informação por Autor "Fragoso, Suely Dadalti"
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Botões em ritmo: uma visão comunicacional sobre a experiência técno-estética dos controles de videogames
Cruz, Mariana Amaro (2021) [Tese]Esta tese tem por objetivo geral observar e compreender como diferentes sistemas de controle de jogos articulam e afetam a comunicação da experiência de jogo, a partir de suas materialidades físicas e das formas estéticas ... -
Como rugem os leões na publicidade digital ?: os padrões encontrados nos Grand Prix da categoria Cyber Lions do Festival Mundial de Criatividade de Cannes entre 2009 e 2014
Souza, Alessandro Souza de (2015) [Tese]A tese buscou encontrar padrões em peças digitais consideradas relevantes aos profissionais atuantes no mercado publicitário. Em prisma conceitual, reproblematizou as terminologias publicidade, propaganda e marketing na ... -
Dinâmicas sociais do desenvolvimento das culturas dos videogames no Brasil: o caso do Counter-Strike
Nascimento, Yago Rafael Chagas de Souza Renato do (2023) [Dissertação]Esta pesquisa tem o objetivo de identificar e discutir as culturas dos videogames em seus diferentes lugares sociais através do percurso do jogo Counter-Strike no Brasil. O referencial teórico é dividido em duas partes: ... -
Espacialidade ao ver e ser visto : a sobreposição do papel do fotógrafo nos autorretratos e selfies
Borges, Alexandre Davi (2017) [Tese]Os retratos fotográficos são uma forma consolidada de se representar. Refletir a partir da visão do retratado no momento em que esta se direciona no sentido oposto ao nosso olhar propõe a existência de um espaço contíguo ... -
A espectralidade des/contínua do tempo no gameplay de Dark Souls: [Dark Souls] remastered e Dark Souls 3
Paz, Samyr (2022) [Tese]O objetivo geral desta Tese de Doutorado consiste em investigar a intersecção temporal gerada pela comunicação entre a jogadora e os videogames Dark Souls: Remastered e Dark Souls 3 durante o gameplay. Adicionalmente, os ... -
Eu não posso ser dois : uma perspectiva sobre o conceito de gameplay a partir de experimentos com o jogo Brothers : a tale of two sons
Cruz, Mariana Amaro (2016) [Dissertação]Esta pesquisa concentra-se, fundamentalmente, no conceito de gameplay, tendo como objetivo principal compreender como as materialidades próprias da situação de jogo, as mecânicas e dinâmicas de jogo influenciam e caracterizam ... -
Experiência de jogo como a afinação em uma tonalidade afetiva lúdica: Stimmung, LARGs e reencantamento do mundo no Ingress
Reis, Breno Maciel Souza (2018) [Tese]Esta Tese possui como objeto teórico de investigação a experiência de jogo a partir de um viés fenomenológico, compreendendo o fenômeno lúdico e suas manifestações – no caso, o jogo – em nós, humanos, em seus aspectos ... -
Máquinas que falam (e escutam) : as formas de agência e de interação das/com as assistentes pessoais digitais
Santos, Luiza Carolina dos (2020) [Tese]Essa tese se foca na relação entre o design e a forma de funcionamento de artefatos baseados em inteligência artificial e as formas de interação que são estabelecidas pelos usuários. Através do caso específico das assistentes ... -
Performances de gênero nas relações entre jogadores e avatares : dinâmicas com o game Rust
Caetano, Mayara Araujo (2017) [Dissertação]Essa dissertação traz como problema de pesquisa o modo como jogadores de jogos eletrônicos constroem sentidos sobre gênero e sexualidade através dos avatares. Para atender esse questionamento, partimos para uma abordagem ... -
As possíveis configurações do livro nos suportes digitais
Sehn, Thaís Cristina Martino (2014) [Dissertação]Esta pesquisa foi efetivada com a finalidade de mapear os artefatos que são atualmente denominados 'livros digitais', caracterizando-os a partir do cruzamento dos recursos próprios do meio digital com as principais ... -
Quem não sonhou em ser jogador de videogame? Free Fire, movimento e as mediações do esport no Brasil
Macedo, Tarcízio Pereira (2023) [Tese]Esta tese discute as práticas e as abordagens dos esports no Brasil, a partir de uma proposta etnográfica de escuta e (re)montagem de histórias subalternas contadas por jogadores do cenário brasileiro de Free Fire (FF). ... -
Representações sobre bibliotecas em games neomedievais
Kussler, Natan Fritscher (2020) [Dissertação]Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a representação sobre bibliotecas em jogos de videogame com temática neomedieval. Para isso, utiliza como principais eixos teóricos a dualidade entre os campos hermenêutico e ... -
O uso de dispositivos de realidade virtual para conexão de crianças e adolescentes com a natureza: análise de uma experiência com vídeos 360 graus em uma escola de ensino fundamental em Porto Alegre
Freitas, Fabiana Rossi da Rocha (2022) [Tese]Partindo da hipótese de que a vivência de experiências de aprendizagem com o uso de vídeos 360 graus estimula a cognição, os afetos e o interesse situacional sobre a natureza em crianças e adolescentes, esta Tese visa ...