Browsing Communication and Information by Author "Piedras, Elisa Reinhardt"
Now showing items 1-17 of 17
-
A articulação da publicidade com o mundo social : a constituição do fluxo publicitário nas práticas de produção e de recepção
Piedras, Elisa Reinhardt (2005) [Dissertation]A publicidade, entendida como um processo comunicativo constitutivo de certas práticas culturais, é o tema deste estudo, que propõe uma abordagem alternativa que complemente as perspectivas dicotômicas de algumas pesquisas ... -
Como elas fazem e ouvem Funk em Porto Alegre : estratégias de autopromoção midiática e práticas de consumo
Libardi, Guilherme Barbacovi (2016) [Dissertation]Esta pesquisa tem como objetivo compreender as estratégias de produção de funk e seu consumo por jovens mulheres de classe popular da cidade de Porto Alegre. Para isso, nos aproximamos da perspectiva dos Estudos Culturais ... -
A comunicação em coletivos de mulheres: organização, mobilização e formação feminista
Teixeira, Sabrina Stieler (2022) [Dissertation]Essa pesquisa tem como tema as dinâmicas comunicacionais em coletivos de mulheres situados em Porto Alegre (RS) e especificamente ligados às questões de violência, raça e natureza. A problemática envolve a relevância da ... -
Comunicação e produção de sentidos sobre a menstruação : práticas de recepção de mulheres a partir de postagens no Instagram
Capp, Edison (2024) [Dissertation]A menstruação é uma experiência complexa, influenciada por fatores biológicos e socioculturais, com impacto econômico e uma comunicação limitada, seja no âmbito pessoal ou midiático. O objetivo da pesquisa é identificar ... -
Consumo midiático de televisão e recepção do fluxo publicitário televisivo pelo público idoso
Ávila, Ana Luiza (2018) [Dissertation]Esta pesquisa tem como objetivo compreender o consumo midiático da televisão e a recepção do fluxo publicitário televisivo pelo idoso. No âmbito teórico aborda-se a comunicação e a cultura via Estudos Culturais, valendo-se, ... -
Escutas expandidas e a produção comunicacional de escutas musicais
Lucas, Cássio de Borba (2022) [Thesis]Escutas expandidas investiga como a comunicação produz escutas musicais. Para tanto, tem como objetivos específicos (1) retomar as teorias da escuta com foco em suas problemáticas comunicacionais; (2) discutir a comunicação ... -
Modalidades de dupla articulação da publicidade: reconfigurações das práticas de produção de agências e anunciantes diante das práticas de contestação do público
Dias, Enéias Brum (2021) [Dissertation]Esta dissertação tem como tema a reconfiguração da publicidade a partir da relação entre práticas de produção publicitária e práticas de recepção. O objetivo geral é identificar e caracterizar as modalidades de dupla ... -
A presença de mulheres negras em podcasts brasileiros
Deus, Valesca Silva de (2024) [Dissertation]O objetivo geral é identificar a presença de mulheres negras em podcasts produzidos no Brasil, analisar suas trajetórias e formas de atuação, explorando as diferenças das regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, ... -
O protagonismo da técnica de entrevista nas pesquisas observacionais com interação de sujeitos publicadas nos artigos da Compós 2017
Cavalheiro, Glauco Fernando (2019) [Dissertation]Essa dissertação de mestrado tem por objetivo analisar, no contexto do evento COMPÓS 2017 (Anais do Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação)1, a expressão das metodologias observacionais ... -
Recepção de campanhas de prevenção ao suicídio entre jovens universitários
Tondo, Rômulo Oliveira (2023) [Thesis]No campo da pesquisa em Comunicação e Saúde, esta tese aborda as campanhas de prevenção ao suicídio. O objetivo da investigação é identificar a comunicação das campanhas de prevenção ao suicídio (especificamente das ... -
Representações sobre “ novas tecnologias ” no fluxo publicitário televisivo
Silva, Nathália dos Santos (2016) [Dissertation]Esta pesquisa aborda as representações sobre “novas tecnologias” no fluxo publicitário televisivo. Por “novas tecnologias”, nos referimos aos aparatos e gadgets (como smartphones, tablets, notebooks, computadores, televisões ... -
A sustentabilidade na publicidade : recepção a partir do fluxo publicitário televisivo
Jacobi, Caroline Maldaner (2019) [Dissertation]Esta pesquisa tem como objetivo compreender as práticas de recepção, a produção de sentidos e os tensionamentos do público (adulto, de alta escolaridade, da região sul do Brasil) diante do fluxo publicitário televisivo ... -
Venezuelanas no Brasil: interfaces da comunicação em experiências migratórias
Menine, Brenda Pereira (2022) [Dissertation]Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender o papel da comunicação nas experiências migratórias de mulheres venezuelanas no Brasil. Os objetivos específicos são: (I) mapear o processo de chegada de migrantes e ... -
A visão dos publicitários sobre a circulação de estereótipos : entre interesses econômicos e demandas sociais
Barcellos, Renata do Amaral (2018) [Dissertation]Esta dissertação aborda as práticas de produção da publicidade articuladas ao mundo social. O objetivo geral de pesquisa é compreender os tensionamentos da articulação da publicidade com a sociedade contemporânea no que ... -
"Você precisa usar salto alto para ser levada a sério na agência" : habitus e mecanismos de resistência entre as mulheres da área criativa na produção publicitária
Vieira, Ana Clara Moreira e (2021) [Dissertation]Essa pesquisa tem como tema as rotinas e práticas da produção publicitária que contribuem para o afastamento de profissionais mulheres do departamento de criação em agências. Para observar estes movimentos, o objetivo é ... -
Você viu que não dá pra escolher? Bandersnatch e as práticas compartilhadas de consumo no Facebook
Lopes, Juliane Vicente (2020) [Dissertation]Esta pesquisa aborda o audiovisual contemporâneo através do consumo midiático. O objetivo é compreender a interação do publico com a narrativa audiovisual interativa Bandersnatch através das suas postagens e comentários ... -
Youtubers mirins : crianças, práticas de consumo midiático e produção audiovisual no contexto digital
Quintian, Kandice Van Gról (2018) [Dissertation]Esta pesquisa tem o objetivo de compreender a relação entre o consumo midiático e as práticas de produção de canais de youtubers mirins de Porto Alegre (“Como assim???”, “Tudo é para ser assim”, “Fora de Controle” e ...