Browsing Communication and Information by Author "Ferraretto, Luiz Artur"
Now showing items 1-11 of 11
-
Aproximações e afastamentos entre conglomerados de comunicações no Rio Grande do Sul: estratégias empresariais do Grupo RBS
Justino, Guilherme Jancowski de Avila (2020) [Dissertation]As estratégias empresariais que levam a aproximações e afastamentos entre conglomerados de comunicações no território brasileiro são o foco desta dissertação. No contexto capitalista, a concorrência nem sempre significa ... -
O bate-papo no ar : coloquialidade, vinculação e representação nas rádios Gaúcha, CBN E Mitre
Chagas, Gustavo Monteiro (2022) [Dissertation]Esta pesquisa tem, como objetivo, estudar o bate-papo no radiojornalismo das cidades de Porto Alegre e São Paulo, no Brasil, e Buenos Aires, na Argentina. Parte-se da hipótese de que essa característica aproxima o rádio ... -
O comentário esportivo contemporâneo no rádio de Porto Alegre : uma análise das novas práticas profissionais na fase de convergência
Guimarães, Carlos Gustavo Soeiro (2018) [Dissertation]Esta pesquisa pretende analisar novas práticas dos comentaristas esportivos no rádio de Porto Alegre dentro da chamada fase de convergência do rádio brasileiro (FERRARETTO, 2012). Considera-se como parâmetro teórico a ... -
Os critérios de noticiabilidade na construção da jornada do mito e herói de Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna
Oliveira, Flavio Bandeira de (2022) [Dissertation]Analisa a construção da jornada do herói e do mito na abordagem dos jornais O Globo e O Estado de São Paulo a respeito de provas finais das temporadas de Fórmula 1, nas quais os pilotos brasileiros Emerson Fittipaldi (1972 ... -
Imprensa e música no Brasil: cultura pop na coluna Top Jovem, de Big Boy (1970-1974)
Xavier, Marcelo Esperança (2023) [Dissertation]Este trabalho trata da produção de música pop na coluna Top Jovem, de Big Boy, no jornal O Globo, entre os anos de 1970 e 1974. A pesquisa sobre esse tema leva em conta a amplitude do gênero coluna, aspectos dialógicos e ... -
O infotainment em rádios de hard news : uma analise do programa Timeline
Baini, Luize Scherer (2021) [Dissertation]Analisa a utilização do infotainment, processo que combina informação com entretenimento, pelo programa Timeline, da Rádio Gaúcha, emissora líder de audiência no Rio Grande do Sul (TUDORÁDIO.COM, 2 abr. 2020), que tem foco ... -
A mudança do padrão de emissão na reportagem da Gaúcha : uma análise da preponderância do ao vivo na fase da convergência
Saballa Junior, Léo Henrique (2019) [Dissertation]Esta pesquisa tem por objetivo analisar a reportagem da Gaúcha dentro da chamada fase de convergência do rádio (FERRARETTO, 2012). Parte da suposição de que, na contemporaneidade, se estabeleceu um novo padrão de transmissões ... -
Particularidades do uso de vídeo na Rádio Gaúcha em um contexto de produção de conteúdo multiplataforma
Rossetto, Andrei dos Santos (2018) [Dissertation]Analisa, na perspectiva da Economia política da comunicação, as particularidades do uso de vídeos na rádio Gaúcha em um contexto de convergência e de disponibilização de conteúdo online, utilizando como ideia central a ... -
Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul : as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na segunda metade do século 20
Ferraretto, Luiz Artur (2005) [Thesis]Pesquisa historiográfica de cunho interdisciplinar e que busca amparo teórico na economia política da comunicação, Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul: as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na ... -
Rádio no Rio Grande do Sul (anos 20, 30 e 40) : dos pioneiros às emissoras comerciais
Ferraretto, Luiz Artur (2000) [Dissertation]Trabalho de reconstituição histórica, Rádio no Rio Grande do Sul (anos 20, 30 e 40): dos pioneiros às emissoras comerciais abrange, como define o seu título, as três décadas iniciais de desenvolvimento do veículo no estado. ... -
Segmentação e convergência no rádio: uma análise de conteúdo das redes sociais de emissoras comerciais dedicadas ao jornalismo e ao entretenimento
Fleck, Paloma da Silveira (2022) [Dissertation]O foco desta dissertação é de estudar o uso das redes sociais pelas emissoras radiofônicas de diferentes segmentos de público em um contexto de convergência midiática e as estratégias de interação, de produção e distribuição ...