Browsing Communication and Information by Author "Benetti, Márcia"
Now showing items 1-20 of 28
-
Alteridade e jornalismo : a outridade na editoria Mundo da Folha de S. Paulo
Siqueira, Camila Freitas (2017) [Dissertation]Esta dissertação tem por objetivo geral compreender se e como a outridade é construída na editoria Mundo da Folha de S. Paulo. Nosso ponto de partida foi o entendimento de que o jornalismo, além de estar centrado na ... -
O casal 20 do telejornalismo e o mito da perfeição : como a mídia constrói a imagem dos apresentadores Fátima Bernardes e William Bonner
Hagen, Sean Aquere (2004) [Dissertation]A imagem mítica de perfeição dos apresentadores do Jornal Nacional – Rede Globo de Televisão – construída pela mídia é o enfoque central desta pesquisa. Tanto no âmbito das soft quanto das hard news de revistas, jornais e ... -
Construção de opinião no texto informativo : adjetivos, advérbios e figuras de linguagem como estratégias discursivas em Veja, Épica, IstoÉ e Carta Capital
Santos, Janaíne (2009) [Dissertation]Esta pesquisa problematiza o jornalismo produzido pelas principais revistas semanais de informação brasileiras: Veja, Época, IstoÉ e CartaCapital. O objetivo geral é compreender como o discurso jornalístico das revistas ... -
Deficiente versus pessoa portadora de deficiência : uma análise discursiva dos jornais Zero Hora e Correio do Povo
De Carli, Ruvana (2003) [Dissertation]Esta pesquisa consiste em uma leitura do noticiário sobre pessoas portadoras de deficiência nos jornais Zero Hora e Correio do Povo, de Porto Alegre, sob a perspectiva da Análise do Discurso. Com o objetivo de "desnaturalizar" ... -
O discurso híbrido do jornalismo de moda : estratégias do Jornalismo, da Publicidade e da Estética
Elman, Débora (2017) [Thesis]A tese analisa o jornalismo de moda, problematizando o funcionamento dessa prática comunicativa em relação ao seu discurso. Concluímos que este é um discurso híbrido, fortemente constituído pela interdiscursividade do ... -
Os elementos de transparência no jornalismo guiado por dados
Gehrke, Marília (2021) [Thesis]Esta tese investiga a transparência no Jornalismo Guiado por Dados (JGD), conjunto de saberes e práticas vinculado ao jornalismo digital e em rede, e inserido em um cenário de excesso de informação e desinformação. Está ... -
A emoção como estratégia de fidelização ao telejornal : um estudo de recepção sobre os laços entre apresentadores e telespectadores do Jornal Nacional
Hagen, Sean Aquere (2009) [Thesis]A hipótese desta pesquisa é que a emoção suscitada pela imagem dos apresentadores de telejornal cria laços de fidelização com o telespectador. Esta é uma estratégia para fidelizar a audiência através da imagem mítica de ... -
A Emoção na reportagem de televisão : as qualidades estéticas e a organização do enquadramento
Gadret, Débora Thayane de Oliveira Lapa (2016) [Thesis]Esta tese investiga como a emoção constitui o discurso jornalístico. A partir da premissa de que a emoção desempenha vários papéis na tomada de decisão dos sujeitos, a pesquisa se insere em um novo paradigma dentro dos ... -
As finalidades do jornalismo : o que dizem veículos, jornalistas e leitores
Reginato, Gisele Dotto (2016) [Thesis]Esta tese mostra como os principais sujeitos participantes do contrato de comunicação jornalístico (veículos, jornalistas e leitores) percebem as finalidades do jornalismo. A metodologia utilizada é a Análise de Discurso. ... -
A função enunciativa do ombudsman da Folha de S. Paulo
Franzoni, Sabrina (2013) [Thesis]Esta tese trata da função enunciativa do ombudsman da Folha de S. Paulo a partir de seu discurso, levando em conta que o lugar ocupado por esse profissional é constituído por três posições discursivas colocadas em tensão: ... -
Gente inocente!? e atransformação da criança em atração midiática : um programa de TV como mediação da crise da infância
Meurer, Flavio Roberto (2002) [Dissertation]O presente trabalho consiste em uma interpretação do sentido histórico do programa Gente Inocente!?, da Rede Globo, enquanto produto cultural e mercadológico, e possível mediador da crise da infância atual. Entendemos que ... -
A idealização do leitor : uma análise de editoriais jornalísticos a partir da noção de auditorio em Perelman e Olbrechts-Tyteca
Parzianello, Geder Luis (2003) [Dissertation]A dissertação analisa marcas da constituição do leitor ideal nos editoriais dos jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. São examinados editoriais publicados entre 13 e 26 de abril de 2003. A análise leva em ... -
Jornalismo de revista e ethos discursivo: as imagens de si nas capas e nos editoriais de Veja, Época, IstoÉ e CartaCapital
Ribeiro, Daiane Bertasso (2014) [Thesis]O objetivo geral desta pesquisa é compreender o ethos discursivo (imagem de si) das revistas semanais de informação brasileiras Veja, Época, IstoÉ e CartaCapital construído nas capas e nos editoriais. Partimos do pressuposto ... -
Jornalismo de segurança pública : uma proposta de campo jornalístico especializado com foco em direitos humanos
Dias, Anelise Schütz (2020) [Thesis]Esta tese de doutorado propõe a formação de um campo jornalístico especializado, com foco nos direitos humanos. Esse novo campo especializado é chamado nesta pesquisa de “Jornalismo de Segurança Pública”. A hipótese desta ... -
Jornalismo e a credibilidade percebida pelo leitor : independência, imparcialidade, honestidade, objetividade e coerência
Lisboa, Silvia Saraiva de Macedo (2012) [Dissertation]Esta pesquisa aborda a credibilidade do jornalismo. Primeiramente, busca-se uma definição do conceito de credibilidade a partir da filosofia, em especial dos estudos que investigam como é possível obter conhecimento através ... -
Jornalismo e comportamento : os valores presentes no discurso da revista Veja
Augusti, Alexandre Rossato (2005) [Dissertation]As reportagens de comportamento da revista Veja são o foco desta pesquisa, que busca definir que valores a revista destaca como centrais para nortear o comportamento contemporâneo. A amostragem reuniu 56 revistas, do período ... -
Jornalismo e estilo de vida : o discurso da revista Vogue
Elman, Débora (2008) [Dissertation]As reportagens de perfil da revista Vogue são o foco desta pesquisa, que busca definir quais estilos a revista institui como modelos de ser e viver do sujeito contemporâneo. A amostragem reuniu 12 revistas, do período entre ... -
Jornalismo e gênero : produção e disputa de sentidos no discurso dos leitores
Stocker, Pâmela Caroline (2018) [Thesis]Esta tese investiga a produção e disputa de sentidos na relação texto-leitor quando a mídia de referência apresenta novos mapas culturais de significado a respeito de gênero em suas pautas. Por meio dos pressupostos da ... -
Jornalismo em primeira pessoa : a construção de sentidos das narradoras da revista TPM
Silva, Patricia Rocha da (2007) [Dissertation]A imprensa feminina atua na construção de modelos de mulher a partir de uma fala hegemonicamente normativa e pedagógica. Lançada em 2001, a revista Trip para Mulher, a TPM, caracterizada por narradoras que assumem sua ... -
Jornalismo e relevância : o discurso dos leitores dos jornais de referência no Facebook
Dalmaso, Silvana Copetti (2017) [Thesis]Esta pesquisa mapeia, analisa e problematiza as noções que os leitores mobilizam para avaliar a relevância jornalística nas publicações dos jornais brasileiros de referência no Facebook. Por meio da metodologia da Análise ...