Navegação Administração por Título
Resultados 308-327 de 1952
-
A caracterização de editais públicos na promoção da inovação: o caso do MCTI no Brasil
(2013) [Dissertação]Este trabalho baseou-se na competitividade das firmas e no dinâmico mercado onde elas estão inseridas para tratar das políticas de promoção da inovação realizadas por meio de editais públicos. Para isso, foram levantados ... -
Caracterização de um ecossistema de empreendedorismo em economias menos desenvolvidos : o caso de Bissau
(2020) [Dissertação]Esse trabalho se propôs caracterizar o ecossistema de empreendedorismo em economias menos desenvolvidas, em especial, na cidade de Bissau (Guiné-Bissau). As abordagens do empreendedorismo estão ganhando muita força no mundo ... -
Caracterização dos fatores de relevância do usuário no processo de recuperação de informação : estudo em ambiente de pesquisa em pós-graduação
(2004) [Dissertação]Com o desenvolvimento e crescimento das tecnologias de informação e, em especial, a Internet, encontrar informação relevante e útil tornou-se uma tarefa complexa que envolve os aspectos computacionais dos Sistemas de ... -
Carreira de comissárias e comissários de voo : gênero, masculinidades e feminilidades a bordo
(2019) [Tese]Carreiras compõem espaços históricos, dinâmicos e em processo de mudanças, assim como gênero. Dessa forma, a aproximação de ambos os campos permite múltiplas discussões. Com esse propósito, alia-se a abordagem teórico-empírica ... -
A carreira gerencial com base nas competências individuais
(2001) [Dissertação]A pesquisa se propõe a analisar a viabilidade de implantação de um sistema de carreira gerencial orientada pela noção de competência em uma universidade privada do Rio Grande do Sul (UNISINOS). Procura-se identificar ... -
A carreira nas startups : uma análise sobre a ótica das carreiras proteana e sem fronteiras
(2020) [Dissertação]A quantidade de startups vêm crescendo no mundo constantemente nas últimas três décadas. Com esse movimento, aumenta a quantidade de recursos financeiros e institucionais dedicados para compreender e estimular o crescimento ... -
Um carro a menos : a contra-hegemonia e a resistência ao consumo
(2013) [Dissertação]Estudos sobre diferentes comunidades e suas resistências ao consumo mostram a crescente onda de opções alternativas de estilo de vida, opostas ao esfacelamento das comunidades no ambiente de mercado – e seu subsequente ... -
Cartografando gênero e inovação como uma prática social entrelaçada em multiterritórios
(2017) [Tese]Este estudo tem por objetivo geral apreender os entrelaçamentos entre o gênero e a inovação como uma prática social em três diferentes territórios. Os objetivos específicos, propõem: a) compreender o contexto organizacional ... -
A casa da cultura digital como uma tribo contemporânea : etnografando formas de sociação
(2014) [Dissertação]O objetivo principal desse trabalho foi o de descrever e compreender a maneira pela qual se constituem em mantém-se as formas de sociação de uma organização chamada Casa da Cultura Digital em Porto Alegre (CCD). Para tanto, ... -
Cenários para a indústria editorial brasileira nos próximos cinco anos
(2012) [Dissertação]A indústria editorial brasileira está passando por um momento de transformações. A adoção de tecnologias digitais de leitura e de aprendizagem tende a alterar a estrutura e as operações da indústria, que já vem se modificando ... -
Centro universitário de computação : funções e problemas estruturais
(1976) [Dissertação]Resumo não disponível -
Certificação e rotulagem na cadeia dos hortigranjeiros no estado do Rio Grande do Sul : um estudo de caso - CEASA/RS
(2001) [Dissertação]A questão da informação ao consumidor, além de ser uma prerrogativa de ordem legal, é uma dimensão imprescindível nas transações comerciais na atualidade. Com a intenção de garantir credibilidade das informações aos ... -
A certificação Fairtrade no setor têxtil de exportação do Peru
(2023) [Dissertação]O comércio justo (Fair Trade) é um modelo de negócio sustentável que estabelece o uso de conceitos e enfoques em base na responsabilidade social corporativa, a geração de atividade de apoio ao meio ambiente e o crescimento ... -
Choice modelling embedded in marketing relationships
(2020) [Tese]Continuation versus defection decisions are rarely a neutral process for consumers. Although previous research has recognized the key role of emotions in such process, it has not directly formulated models of choice based ... -
Ciclismo/andar de bicicleta na cidade de Porto Alegre : performances e políticas públicas em tempos de pandemia
(2023) [Tese]A pandemia Covid-19 que atingiu o Brasil em meados do mês de março de 2020, afetou drasticamente o campo do esporte e lazer no Brasil e no mundo. No primeiro momento da pandemia Covid-19, a natureza essencial (ou não), das ... -
Ciclo de vida do cluster e os recursos para a internacionalização : um estudo no setor coureiro-calçadista no Brasil e na Itália
(2017) [Dissertação]Essa dissertação tem como objetivo analisar como ocorre o desenvolvimento de recursos do cluster para a internacionalização em diferentes estágios do ciclo de vida do cluster. Sendo assim, buscou-se compreender a dinâmica ... -
O ciclo de vida do uso da shadow it no contexto da governança de TI
(2023) [Dissertação]As pessoas têm adotado, cada vez mais, soluções tecnológicas não fornecidas pelo departamento de Tecnologia da Informação (TI) da organização, para realizar tarefas de trabalho. Essa utilização de tecnologias não autorizadas ... -
Ciclo de vida e orquestração de clusters : um estudo longitudinal no cluster vitivinícola da Serra Gaúcha
(2019) [Dissertação]O presente estudo tem o objetivo de analisar o processo de orquestração e a dinâmica ciclo de vida dos clusters. Para analisar as ações realizadas no cluster, foram definidas três dimensões de orquestração, sendo eles: (i) ... -
Cineclubismo e políticas culturais : uma análise das implicações das políticas do governo Lula na configuração da rede no Rio Grande do Sul
(2012) [Dissertação]O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no período de 2003 a 2010, foi marcado pela adoção de uma nova concepção de cultura, sustentando a necessidade de assumi-la enquanto valores, posturas e comportamentos ... -
Clientela em dividendos no mercado acionário brasileiro para o período de 2001 - 2013
(2015) [Dissertação]Ao quantificar a mudança no preço da ação após o pagamento de dividendos, levando em conta as mudanças na legislação fiscal, a pesquisa busca contribuir com um estudo do efeito clientela, evidenciando como o mercado avalia ...