Estudo das funções executivas no envelhecimento bem-sucedido
dc.contributor.advisor | Roriz-Cruz, Matheus | pt_BR |
dc.contributor.author | Dani, Andrea Varisco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-01-22T01:36:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/62599 | pt_BR |
dc.description.abstract | Existem várias funções executivas envolvidas no desempenho funcional de uma pessoa no seu dia a dia. Investigar tais funções na terceira idade é relevante, a fim de analisar o impacto do envelhecimento sobre estas habilidades cognitivas. Disponibilizar instrumentos para a avaliação de idosos é necessário por conta do aumento dessa população. Este artigo objetivou avaliar o desempenho das funções executivas, identificando as associações com idade, gênero e escolaridade. A amostra comunitária constituiu-se de 3 mulheres com idade de 79 e 80 anos. Identificou-se que nas tarefas que envolveram habilidades das praxias construtivas e evocação de conteúdos semânticos as participantes alcançaram índices acima da média para sua faixa etária. No entanto as habilidades envolvendo atenção sustentada e dividida apresentou déficits entre as participantes. Salienta-se a importância de novas pesquisas nesta temática com o intuito de estabelecer outras correlações significativas. | pt_BR |
dc.description.abstract | There are several executive roles involved in the daily life of a person`s functional performance. To investigate these functions in the third age is relevant in order to analyze the impact of aging on these cognitive abilities. Provide tools for evaluate elderly is necessary due to the increase of this population. This article aims to measure the performance of executive duties, identifying associations with age, gender and education. The community sample consisted of 3 women aged 79 to 80 years. It was identified that on tasks involving skills of constructive praxis and semantic evocation of the participants reached rates above average for their age group. However the skills involving sustained attention and divided presented deficit among the participants. The importance of further research on this topic is highly important in order to establish other significant correlations. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cognitive skills | en |
dc.subject | Idoso | pt_BR |
dc.subject | Função executiva | pt_BR |
dc.subject | Aging | en |
dc.subject | Executive functions | en |
dc.subject | Envelhecimento | pt_BR |
dc.subject | Neuropsychological instruments | en |
dc.subject | Habilidade cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Neuropsicologia | pt_BR |
dc.title | Estudo das funções executivas no envelhecimento bem-sucedido | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000869491 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Neuropsicologia | pt_BR |
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Humanities (1949)