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dc.contributor.advisorBosa, Cleonice Alvespt_BR
dc.contributor.authorBackes, Bárbarapt_BR
dc.date.accessioned2013-01-11T16:18:45Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/62391pt_BR
dc.description.abstractEm alguns casos do Transtorno do Espectro Autístico (TEA) ocorre, nos primeiros anos de vida, perda de palavras recém-adquiridas, fenômeno denominado “regressão da linguagem”. Para investigar esse fenômeno foram desenvolvidos três estudos. O primeiro objetivou revisar a literatura acerca da regressão. Observou-se uma lacuna quanto a explicações teóricas sobre o fenômeno e seu impacto no desenvolvimento posterior de indivíduos com TEA. O estudo seguinte propôs-se a identificar as características da regressão e da sintomatologia de crianças com TEA. A perda de habilidades ocorreu em 20% das crianças, sendo o direcionamento da atenção e a conversação recíproca alguns dos comportamentos mais comprometidos. O terceiro estudo investigou o efeito da regressão da linguagem no desenvolvimento sociocomunicativo posterior de crianças pré-escolares com TEA. Não se observou diferença estatisticamente significativa, nessa área desenvolvimental, entre os grupos com e sem regressão da linguagem. Os achados dessas pesquisas são discutidos à luz da abordagem sociopragmática.pt_BR
dc.description.abstractIn some cases of Autism Spectrum Disorder (ASD), in the first years of life occurs the loss of newly acquired words, a phenomenon called "language regression". To investigate this phenomenon three studies were developed. The first one aimed to review the literature on regression. It was noticed a gap of theoretical explanations about the phenomenon and its impact on the overall development of individuals with ASD. The next study intended to identify the characteristics of regression and symptomatology of children with ASD. The loss of skills occurred in 20% of the children. The abilities of directing attention and reciprocal conversation, among others, were more impaired. The third study investigated the effect of language regression on the subsequent social-communicative development of preschool children with ASD. It was not observed any statistically significant difference in this developmental area, between the groups with and without language regression. The findings of these researches are discussed in light of the socio-pragmatic approach.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutism spectrum disorderen
dc.subjectCrianças autistaspt_BR
dc.subjectLinguagem oralpt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectRegressionen
dc.subjectSocio-pragmaticen
dc.subjectDisturbio de linguagempt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleRegressão da linguagem, desenvolvimento sociocomunicativo e perfil sintomatológico de crianças com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.title.alternativeLanguage regression, social-communicative development, and symptomatological profile of children with autism spectrum disorder en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000869415pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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