Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Lia Beatriz de Luccapt_BR
dc.contributor.authorRava, Paula Grazziotin Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2013-01-09T01:46:22Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/62106pt_BR
dc.description.abstractEste estudo examinou, a partir da abordagem construtivista sobre o desenvolvimento moral, como as crianças avaliam: sentimentos do beneficiário diante de uma ação generosa, tipo de relação estabelecida entre esses sentimentos e o benfeitor e a obrigatoriedade ou não de se retribuir um favor. Analisaram-se também suas justificativas sobre a necessidade de se retribuir. Participaram 89 crianças de 5 a 12 anos, distribuídas em três grupos etários. Utilizaram-se duas histórias e, após cada história ser contada, realizou-se uma entrevista clínica. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e examinou-se a variação na frequência dos tipos de resposta nos três grupos. As crianças, de modo geral, atribuíram sentimentos positivos ao beneficiário da ação generosa. A maioria das crianças estabeleceu uma relação entre o sentimento positivo do beneficiário e a ação do benfeitor e afirmou que o beneficiário deve retribuir o favor. Todavia, constataram-se diferentes tipos de justificativas para essa obrigatoriedade.pt_BR
dc.description.abstractBased on a constructivist approach to moral development, this research examined how children evaluate: recipients’ feelings for the benefactor after having received a generous action; the type of relation established between those feelings and the benefactor; and the obligation (or not) to return the favor. Children’s justifications about whether it was necessary to return the favor were also analyzed. Eighty-nine children, aged from 5 to 12, divided into three age groups, participated in this study. We used two vignettes and, after each vignette was read, the children participated in a clinical interview. The data were subsequently content-analyzed in order to examine variations in the frequency of response types across the three age groups. The children generally attributed positive feelings to the beneficiary of the generous action. It was clear that most children established a relation between the beneficiary’s positive feeling and the benefactor’s beneficial action. Results indicated that most children said that the beneficiary should return a favor to the benefactor. However, there were different types of justification provided for this requirement.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGratidãopt_BR
dc.subjectGratitudeen
dc.subjectDevelopmenten
dc.subjectDesenvolvimento moralpt_BR
dc.subjectMoral childrenen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.titleA gratidão e sua relação com o sentimento de obrigatoriedade na infânciapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000868507pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples