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dc.contributor.advisorRibeiro, Jose Luis Duartept_BR
dc.contributor.authorTeles, Camila Duartept_BR
dc.date.accessioned2012-11-24T01:43:54Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/61380pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo geral propor um método monetário de avaliação da sustentabilidade empresarial que contemple as dimensões econômica, ambiental e social. Para tanto, se propõe a: (i) estudar de forma exploratória o tema avaliação da sustentabilidade a fim de proporcionar uma maior familiarização com o mesmo e identificar suas lacunas; (ii) identificar a estrutura de avaliação da sustentabilidade a ser utilizada como base; (iii) monetizar os itens de avaliação da sustentabilidade empresarial; (iv) avaliar e aprimorar o método desenvolvido através da análise de especialistas e da aplicação do mesmo na realidade de uma empresa. O método proposto permite a avaliação da sustentabilidade empresarial em uma unidade de medida comumente utilizada pelas empresas, simples e compreensível, a unidade monetária, que possibilita a comparação direta em bases homogêneas. Além disso, a unidade monetária é muito importante para as empresas, visto que seu objetivo é gerar retorno financeiro. A avaliação global do desempenho da empresa é dada pelo soma dos custos ambientais e sociais e dos benefícios econômicos gerados. Quando o resultado for negativo, significa que os custos causados pela empresa são maiores que os benefícios e, portanto, a operação da mesma não traz vantagens para a sociedade, sendo recomendado que reverta essa situação ou pare de operar. Por outro lado, quando os benefícios forem maiores que os custos, a operação da empresa agrega valor para a sociedade. Entretanto, ressalta-se que a empresa deve sempre focar em minimizar custos ambientais e sociais. Assim, o método proposto contribui para orientar as empresas na busca de formas de atuação socialmente e ambientalmente benéficas, uma vez que orienta a diminuição dos custos relacionados a essas dimensões. O método demonstra como monetizar os itens de avaliação, a partir de dados da empresa e estimativas. Entende-se que o desafio de desenvolver um método com esta finalidade é grande, devido à complexidade das dimensões social, ambiental e econômica. Consequentemente, este trabalho apresenta uma estrutura completa de avaliação monetária da sustentabilidade empresarial, mas que deve ser considerada preliminar, aberta a complementações e aprimoramentos.pt_BR
dc.description.abstractThis study's main objective is to propose a corporate sustainability assessment monetary model that addresses the economic, environmental and social dimensions. For this, the thesis intends: (i) to study the sustainability assessment and identify gaps, (ii) to identify a framework for sustainability assessment to be used as a basis, (iii) to monetize the assessment items, (iv) to evaluate and improve the method through expert analysis and field application. The proposed model allows the corporate sustainability assessment in a unit of measure commonly used by companies, simple and understandable, the monetary unit, which allows direct comparison on homogeneous bases. Moreover, the monetary unit is very important for companies, since their goal is to generate financial return. The overall company assessment performance is given by the sum of the environmental and social costs and economic benefits. When the result is negative, it means that the costs incurred by the company are greater than the benefits, so the operation does not bring benefits to society and is recommended to reverse this situation or stop trading. On the other hand, when the benefits outweigh the costs, the operation of the company adds value to society. However, it is emphasized that the company should always focus on minimizing environmental and social costs. Thus, the model helps to guide companies on ways of acting socially and environmentally beneficial, since it guides the cost decrease in these dimensions. The model demonstrates how to monetize the assessment items from the enterprise data and estimates. It is understood that the challenge of developing a model for this purpose is large due to the complexity of social, environmental and economic issues. Consequently, this paper presents a complete corporate sustainability monetary assessment that should be considered a preliminary attempt, open to additions and improvements.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia econômicapt_BR
dc.subjectCorporate sustainability assessmenten
dc.subjectAnálise econômicapt_BR
dc.subjectGlobal reporting initiative (GRI)en
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectMonetizationen
dc.subjectEconomic analysisen
dc.subjectFinancial analysisen
dc.titleAvaliação monetária da sustentabilidade empresarialpt_BR
dc.title.alternativeCorporate sustainability monetary assessment en
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000864267pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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