Entretenimento noturno para casais gays : um estudo exploratório
View/ Open
Date
2006Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O consumo gay faz parte de uma cultura de consumo relacionada com valores, práticas e instituições como a escolha, o individualismo e as relações de mercado. A questão da homossexualidade traz consigo uma série de aspectos que ainda não foram desvendados dentro desta subcultura que foi construída. O entretenimento noturno, como uma das formas de manifestação deste consumo, principalmente para casais gays, mostra-se como um mercado desafiador. Apoiado no estudo da sociedade de consumo e do compo ...
O consumo gay faz parte de uma cultura de consumo relacionada com valores, práticas e instituições como a escolha, o individualismo e as relações de mercado. A questão da homossexualidade traz consigo uma série de aspectos que ainda não foram desvendados dentro desta subcultura que foi construída. O entretenimento noturno, como uma das formas de manifestação deste consumo, principalmente para casais gays, mostra-se como um mercado desafiador. Apoiado no estudo da sociedade de consumo e do comportamento do consumidor gay, este trabalho visou investigar os fatores que impactam no processo de tomada de decisão de consumo de entretenimento noturno dos casais gays. A partir de entrevistas em profundidade com eles e com proprietários de estabelecimentos voltados ao público homossexual, buscou-se um maior conhecimento das motivações deste público. O entendimento de seus fatores motivacionais facilita a abordagem de mercado, pois ultrapassa os limites do preconceito. Ficou clara a importância da análise do consumo em conjunto entre o Marketing e a área social, como a Antropologia, uma vez que os indivíduos sofrem influência da cultura e da sociedade na qual estão inseridos. Os casais gays têm a dificuldade social de aceitação, o que muitas vezes os impede de consumir, no que se refere a entretenimento noturno. Baseado nisso, podem ser sugeridos cenários de consumo e debatidas as melhores formas de se conquistar esta fatia de mercado. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License