Eco em horizonte : forma, estrutura e processo em um ciclo de composições
Fecha
2012Autor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Eco em Horizonte é um ciclo de sete composições para conjunto de câmara formado por oboé, clarinete, piano, vibrafone, percussão, violino, viola e contrabaixo. O presente trabalho consiste em um memorial de composição no qual relações entre forma, estrutura e processo existentes nas peças são investigadas. Tomando por base o ponto de vista e as memórias do compositor, é estabelecida no texto uma reflexão sobre a abordagem processual em música, evidenciada na relação complementar entre a leitura ...
Eco em Horizonte é um ciclo de sete composições para conjunto de câmara formado por oboé, clarinete, piano, vibrafone, percussão, violino, viola e contrabaixo. O presente trabalho consiste em um memorial de composição no qual relações entre forma, estrutura e processo existentes nas peças são investigadas. Tomando por base o ponto de vista e as memórias do compositor, é estabelecida no texto uma reflexão sobre a abordagem processual em música, evidenciada na relação complementar entre a leitura dos exemplos musicais e textuais, a audição das peças e leitura das partituras que acompanham o trabalho. A existência de “ecos” de repertórios diversos e do próprio ciclo ao longo das peças é outro elemento central do presente memorial. ...
Abstract
Eco em Horizonte (Echo In Horizon) is a seven-composition cycle for oboe, clarinet, piano, vibraphone, percussion, violin, viola, and double bass. This essay investigates relationships of form, structure and compositional process within the cycle. A procedural approach to music is the focus of the essay, taking the memories of the composer and his point of view as its starting point. This approach is made clear by the interweaving of musical and textual examples, as well as by the included scor ...
Eco em Horizonte (Echo In Horizon) is a seven-composition cycle for oboe, clarinet, piano, vibraphone, percussion, violin, viola, and double bass. This essay investigates relationships of form, structure and compositional process within the cycle. A procedural approach to music is the focus of the essay, taking the memories of the composer and his point of view as its starting point. This approach is made clear by the interweaving of musical and textual examples, as well as by the included scores and recordings. The aim of this essay is to focus on the identification of musical echoes from external repertoires within the cycle, as well as echoes of the seven compositions within themselves. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Colecciones
-
Lingüística, Letras y Artes (2877)Música (414)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License