Coesão textual : anáforas
dc.contributor.advisor | Favero, Teresinha Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Sassi, Katia Regina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-11-08T01:37:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/60690 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo do presente trabalho é analisar produções textuais escolares de estudantes de Ensino Fundamental e perceber se há nelas o uso de retomada de referentes anteriores e, além disso, construir alternativas para a solução dos possíveis problemas a serem encontrados. Para tanto, foram analisadas nove produções escritas por alunos de 12 anos, de sexta série, de uma escola da rede particular de ensino. Para essa análise, foram utilizados conceitos de coesão textual, especialmente a anáfora. A partir desses conceitos, foi verificada a presença ou não desses elementos linguísticos no texto. Na análise foram levantadas considerações com o objetivo de trazer contribuições ao ensino da língua, de forma a contemplar o estudo desses elementos coesivos tão importantes num texto, a fim de desenvolver a competência discursiva. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Coesão textual | pt_BR |
dc.subject | Anáfora | pt_BR |
dc.title | Coesão textual : anáforas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000862116 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License