Desenvolvimento de um objeto digital de aprendizagem para treinamento na detecção visual de lesões de cárie utilizando o ICDAS
Fecha
2012Nivel académico
Grado
Tipo
Otro título
Development of a digital learning object for caries lesions detection training using ICDAS
Materia
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um objeto digital de aprendizagem digital (ODA) para o ensino, treinamento e calibração de examinadores para o exame visual de detecção de cárie utilizando os escores ICDAS (http://www.icdas.org). Para isso, foram formuladas 60 questões utilizando o software Wondershare Quizcreator versão 4.2.0. (trial) compostas por imagens de superfícies dentárias hígidas e cariadas nos mais diversos graus de severidade. Todas as questões foram formu ...
O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um objeto digital de aprendizagem digital (ODA) para o ensino, treinamento e calibração de examinadores para o exame visual de detecção de cárie utilizando os escores ICDAS (http://www.icdas.org). Para isso, foram formuladas 60 questões utilizando o software Wondershare Quizcreator versão 4.2.0. (trial) compostas por imagens de superfícies dentárias hígidas e cariadas nos mais diversos graus de severidade. Todas as questões foram formuladas de forma a relacionar a imagem da superfície dentária com o escore proposto pelo ICDAS. Cinco tipos de questões foram formuladas: múltiplas respostas, múltipla escolha, clicar sobre a área, preencher lacuna e verdadeiro/falso. Após fornecer o que é requisitado pela questão o examinador recebe a informação se a resposta dada está correta ou incorreta. Quando incorreta, o examinador tem mais uma chance de responder. Depois de ter acertado ou errado duas vezes uma mesma questão, o ODA mostra a questão seguinte, com a possibilidade de rever a questão respondida, sem poder alterar a resposta. Ao final das 60 questões, o examinador pode visualizar a explicação para cada questão como também o número de acertos. Depois de finalizadas a formulação das questões, o ODA foi validado com relação a sua construção e ao seu conteúdo por três pesquisadores. Os erros e divergências encontrados foram então corrigidos e o ODA finalizado. Os próximos passos serão a avaliação do seu efeito na aprendizagem de estudantes de Odontologia e cirurgiões-dentistas deste sistema de escores utilizando-o em associação ou não com o e-learning já disponível, além da tradução para outros idiomas (inglês, alemão e espanhol). ...
Abstract
The aim of this study was to develop a digital learning object (DLO) aimed at teach, train and calibrate examiners for the detection of caries lesions by visual examination using ICDAS (http://www.icdas.org). Therefore, 60 questions were devised using the Wondershare Quizcreator version 4.2.0. software (trial version). The questions comprised photographs of dental surfaces varying from sound to carious in their different stages of severity. All questions were devised in such a way that the a le ...
The aim of this study was to develop a digital learning object (DLO) aimed at teach, train and calibrate examiners for the detection of caries lesions by visual examination using ICDAS (http://www.icdas.org). Therefore, 60 questions were devised using the Wondershare Quizcreator version 4.2.0. software (trial version). The questions comprised photographs of dental surfaces varying from sound to carious in their different stages of severity. All questions were devised in such a way that the a lesion indicated at a photograph would be related to an ICDAS score. Five different types of questions were formulated: multiple response, multiple choice, click map, fill in the blank and true/flase. After the answer had been given, the examiner gets the information whether it is correct or not. When incorrect, the examiner has another chance to answer. After the examiner had given the right answer or twice the wrong one, the DLO shows the next question. In this moment, the examiner has the possibility to review the question but it is not possible to change the answer. At the end of the 60 questions, the examiner is allowed to visualize an explanation of each answer as well as the number of right responses. After the questions had been devised, the DLO was validated on its construction and contend by three experienced researchers. Errors and divergences were then corrected and the DLO concluded. Next steps comprise the evaluation of the learning effect of this DLO associated or not with the ICDAS e-learning on dental students and experienced dentists in the detection of caries using ICDAS as well the translation into other languages (english, german and Spanish). ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Odontologia.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Odontología (961)
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