Navegação Informática na Educação por Autor "Biazus, Maria Cristina Villanova"
Resultados 1-20 de 20
-
Ação de Linguagem e Mineração de dados : níveis de complexidade na análise de textos
Corrêa, Ygor (2016) [Tese]Esta é uma pesquisa quali-quantitativa que tem por base teórico-epistemológica o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e a Teoria da Complexidade, uma vez que ambas as teorias contribuem para a compreensão da ação de ... -
Agências do artificial e do humano : uma análise de noções do humano na inteligência artificial a partir de perspectivas sociais e culturais
Wild, Rafael (2011) [Tese]Esta tese analisa noções construídas sobre o ser humano que são apropriadas com fins tecnológicos, em sistemas computacionais produzidos por praticantes da Inteligência Artificial. Foi desenvolvido com base em um trabalho ... -
Ballet contágio : tecnologias da arte e da imagem
Moehlecke, Vilene (2011) [Tese]Nesse trabalho, problematizamos as experimentações vividas com um Grupo de Dança Contemporânea, denominado de Ballet Contágio, configurado a partir de usuários de um CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. Nesse sentido, ... -
Cadernos, pincéis e netbooks : modulações tecnológicas em uma escola da rede pública de ensino básico
Spohr, Fúlvia da Silva (2015) [Tese]Este estudo aborda a questão da inserção tecnológica de uma escola da rede pública de ensino básico sob a perspectiva da relação de modulação dessa rede sócio-técnica que inclui a cognição os objetos técnicos e a instituição, ... -
CONSTRUMED : metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico
Torrezzan, Cristina Alba Wildt (2014) [Tese]A presente tese tem como finalidade elaborar uma metodologia para a construção de materiais educacionais digitais (MEDs), a qual integre orientações técnicas, gráficas e pedagógicas. O objetivo é colaborar para a prática ... -
Corpos associados : interatividade e tecnicidade nas paisagens da arte
Oliveira, Andreia Machado (2010) [Tese]A presente tese aborda os graus de interatividade presentes na experiência com e na obra de arte. O ato de experienciar na obra de arte nos mostra que qualquer experiência se constitui por relações intensivas entre corpos ... -
Entre prisões da imagem, imagens da prisão : um dispositivo tecno-poético para uma clínica do trabalho
Amador, Fernanda Spanier (2009) [Tese]Esta tese aborda os temas centrais da imagem e subjetivação, que se desdobram em outros três, de forma transversa: trabalho, que ganha a cena enquanto atividade, clínica, pensada por entre as formulações da Clínica da ... -
Etnoinformática na educação : integração do objeto de aprendizagem N'SAMAT na 2a classe do ensino básico para aprendizagem de aritmética em Moçambique
Maulano, Florêncio Extermo (2018) [Tese]Alguns estudos apontam como fatores do atual estágio do ensino em Moçambique o elevado rácio aluno/professor, a fraca preparação do professor, as precárias condições de trabalho e o desajustamento da estrutura e dos conteúdos ... -
Imagens do hospício vazio : fotografia, pesquisa e intervenção
Maurente, Vanessa Soares (2010) [Tese]Esta tese foi inspirada no desejo de aprofundar modos de pesquisar e intervir através da fotografia e no reconhecimento das condições de possibilidade de construção de novas práticas no campo da saúde mental. Realizou-se ... -
Interconexões entre a complexidade e o fazer docente : formação continuada e tecnologias digitais em educação a distância
Maissiat, Jaqueline (2013) [Tese]O presente estudo partiu do interesse de identificar quais são as ações necessárias, em um ambiente virtual de ensino e de aprendizagem, para capacitar um professor de arte a fim de que ele possa ser entendido como um ... -
Máquinas, inscrições e observador : o problema da visualização do conhecimento numa abordagem sistêmica
Diehl, Rafael (2010) [Tese]Nesta tese, argumenta-se que as inscrições são a interface a partir da qual é possível considerar metodologicamente a condição de observadores na visualização do conhecimento. Para isso, considera-se os limites dos sistemas ... -
Pedagogia do teatro contemporâneo : apropriações da cena intermedial na formação de docentes de teatro
Oliveira, Fernanda Areias de (2016) [Tese]Esta pesquisa se dedica à investigação dos modos de invenção em arte que utilizam como base da sua construção a materialidade técnica e tecnológica. Partimos de uma pesquisa-ação, que teve como objetivo principal o ... -
Percursos metodológicos à complexidade em ambientes de aprendizagem em rede : uma proposta pela Rede de Saberes Coletivos (ReSa) em curso de Administração Porto Alegre 2011
Mansur, André Fernando Uébe (2011) [Tese]Este trabalho apresenta uma abordagem alternativa para aprendizagem prático acadêmica na Educação Superior, apropriando-se dos conceitos de Pensamento Complexo e redes sociais para propor Percursos Metodológicos para ... -
Poéticas da criação : uma proposta para uso das praticas colaborativas na criação de objetos tecno/estéticos em ambientes educacionais
Barros, Luciana Silva Aguiar Mendes (2018) [Tese]Este trabalho pretende investigar o processo colaborativo de criação estética aliado às tecnologias digitais em uma perspectiva interdisciplinar no ambiente acadêmico. O recorte da pesquisa para o ambiente acadêmico parte ... -
Sistema Diálogos : por uma experiência museológica dialógica em realidade aumentada
Silveira, Andre Luis Marques da (2011) [Tese]Esta tese envolve o desenvolvimento de um sistema informatizado para ser utilizado em atividades dialógicas na arte (em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes de 1998, a Política Nacional dos Museus ... -
Tecnologias criativas em bibliotecas : processos informacionais e modos de produção de subjetividade
Silva, Roosewelt Lins (2016) [Tese]A proposta desta tese é conceber a biblioteca como um território de múltiplas experimentações criativas agenciadas pelas tecnologias e redes digitais. As abordagens teóricas se fundamentaram na perspectiva ética-estética ... -
Telecolaboração, arte e educação : diálogos interculturais e a negociação da autoria em vídeos coletivos sob uma perspectiva bakhtiniana
Sosnowski, Katyúscia (2015) [Tese]Sob um princípio dialógico e à luz de uma perspectiva teórico/metodológica ético-estética bakhtiniana, apresentamos nesta tese um estudo realizado com dois grupos de estudantes de licenciatura em Artes Visuais. Os estudantes, ... -
Transfotografia : o pixel em multidão
Kirst, Patrícia Beatriz Argôllo Gomes (2010) [Tese]A presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação-UFRGS e está filiado a linha de pesquisa “Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição” “Transfotografia: O Píxel em ... -
Uso de técnicas de realidade aumentada no processo de ensino–aprendizagem de eletromagnetismo
Macedo, Suzana da Hora (2011) [Tese]Este estudo tem como objetivo melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de Eletromagnetismo usando Realidade Aumentada (RA). Eletromagnetismo é a base científica para a compreensão do princípio de funcionamento ... -
VJEDU : vídeo jockey educativo em software interativo para o visitante de uma exposição de arte
Costa, Júlio Caetano (2011) [Tese]Esta tese se constituiu a partir de um interesse sobre o campo da arte e da tecnologia. A arte, independente de seu suporte, é uma forma de expressão e de experimentação legítima da criação humana, explorando os limites ...