Listar Informática en la Educación por autor "Fagundes, Léa da Cruz"
Mostrando ítems 1-20 de 30
-
Ambientes, objetos e dialogicidade : uma estratégia de ensino superior em heurísticas e metaheurísticas
Cordenonsi, Andre Zanki (2008) [Tesis]O ensino de heurísticas e metaheurísticas é disperso na estrutura educacional superior brasileira em disciplinas da graduação e pós-graduação. De acordo com o plano de ensino do professor e sua concepção pedagógica, estas ... -
Aprendizagem e hiperdocumento : a vinculação entre a linguagem hipertextual e a construção de sistemas conceituais
Lacerda, Rosália Procasko (2013) [Tesis]Este estudo busca investigar como os sujeitos, durante os projetos de aprendizagem, organizam e reestruturam suas ideias no registro em hiperdocumento. Esta proposta integrou a elaboração de mapas conceituais à construção ... -
Uma arquitetura pedagógica apoiada em tecnologias da informação e comunicação : processos de aprendizagem em química no ensino médio
Lindner, Edson Luiz (2009) [Tesis]A necessidade urgente de mudanças no Ensino Médio do Brasil motivou o pesquisador desta tese a propor mudanças na forma tradicional de se trabalhar a Química com os estudantes. Com a evolução das tecnologias de informação ... -
Compreensão, autoria e ética : movimentos e possibilidades em curso de gestão pública a distância
Biancamano, Mary da Rocha (2007) [Tesis]Dentro do espaço proporcionado pelo Laboratório de Linguagem de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição, na linha de pesquisa Ambientes Informatizados e Educação a Distância, do Programa de Pós-Graduação em Informática ... -
A construção do conhecimento, as intervenções metodológicas e os novos saberes e fazeres na cultura digital rural
Porciúncula, Mauren Moreira da Silva (2010) [Tesis]As tecnologias digitais de informação e comunicação estão modificando a nossa cultura, não só a urbana, como também a rural, principalmente com o surgimento da Agroinformática. Este momento histórico vem sendo denominado ... -
Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela produção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online
Schäfer, Patrícia Behling (2012) [Tesis]O presente estudo propõe a criação e aplicação de um método de intervenção voltado ao desenvolvimento da conceituação dos estudantes sobre a escrita considerando-se os aspectos semântico e estrutural de registros textuais ... -
O desenvolvimento do raciocínio condicional a partir do uso de teste no squeak etoys
Morais, Anuar Daian de (2016) [Tesis]A presente tese apresenta uma investigação acerca do desenvolvimento do raciocínio condicional, considerado um componente chave do pensamento lógico-dedutivo, em crianças e adolescentes que participaram de uma experiência ... -
Educação e tecnologias digitais : cartografia do letramento digital em uma escola do campo
Pescador, Cristina Maria (2016) [Tesis]Este estudo apresenta uma cartografia do processo de inclusão digital em uma escola do campo, de classe multisseriada, situada no interior do Rio Grande do Sul, contemplada pelo Programa Nacional de Educação no Campo em ... -
Empreendedorismo por oportunidade : objeto de aprendizagem com proposta metodológica, desenvolvida à luz da neurociência, para melhorar a performance na capacidade de identificar oportunidades de negócios
Nunes, Walter Cezar (2016) [Tesis]Esta pesquisa, propondo uma metodologia auxiliar para a disciplina de empreendedorismo originou-se de uma análise mais aprofundada ocorrida dentro da universidade, onde se questiona a falta de efetividade dos conteúdos ... -
Equilibração majorante na gestão pública : gênese e conhecimentos para otimizar a prefeitura de Torres, apoiada pela EAD
Guadagnin, Luís Alberto (2007) [Tesis]Esta pesquisa investiga a construção de conhecimentos voltados a otimizar a gestão pública enquanto processo de equilibração majorante. Formulam-se desafios e promovem-se vinte ciclos de desequilibração reflexão coletiva ... -
Espaço de aprendizagem digital da matemática : o aprender a aprender por cooperação
Bona, Aline Silva de (2012) [Tesis]Esta pesquisa tem como questão central analisar e compreender o processo de aprendizagem cooperativa dos conceitos de Matemática no espaço de aprendizagem digital. Define-se espaço de aprendizagem digital no contexto da ... -
Estratégias pedagógicas para um Ambiente Multi-agente Probabilístico Inteligente de Aprendizagem - AMPLIA
Seixas, Louise Marguerite Jeanty de (2005) [Tesis]Este trabalho pretende avaliar se é possível elaborar estratégias pedagógicas com base em modelos de níveis de tomada de consciência e utilizá-las, por meio de agentes inteligentes, em um ambiente de aprendizagem. O ambiente ... -
A formação continuada de professores de matemática : uma inserção tecnológica da plataforma khan academy na prática docente
Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota (2015) [Tesis]Com a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na sala de aula, em especial a inclusão dos laptops e da internet, a formação continuada de professores constitui-se como uma das principais ações das ... -
Geometria dinâmica e gênese instrumental : processo de abstração reflexionante
Medeiros, Margarete Farias (2020) [Tesis]Na década de oitenta surgiram os ambientes de Geometria Dinâmica (GD) com a ideia de proporcionar a criação de construções geométricas estabelecidas por relações matemáticas. Com a disponibilização da GD iniciaram-se ... -
Hiperobjetos da robótica educacional como ferramentas para o desenvolvimento da abstração reflexionante e do pensamento computacional
Castilho, Maria Inês (2018) [Tesis]A compreensão da forma como o aluno aprende deve ser um dos conhecimentos fundamentais de todo profissional da educação. Sabedor dessa importante particularidade e associando isso ao fato de que vivemos numa sociedade ... -
O hipertexto inserido em uma abordagem cooperativo-construtivista como promotor da aprendizagem de tecnologia de alimentos
Nitzke, Julio Alberto (2002) [Tesis]Esta tese propõe-se a enfrentar os desafios para a formação dos engenheiros, mais especificamente, engenheiros de alimentos, trazidos pela Sociedade do Conhecimento e Sociedade da Informação. A nova ordem social e o mercado ... -
A inclusão da instituição escola na cultura digital e a construção de novos paradigmas a partir da iniciação científica na educação básica
Rosa, Marlusa Benedetti da (2013) [Tesis]O presente estudo se propôs a acompanhar o processo de implementação de uma proposta curricular que integra projetos de iniciação científica desenvolvidos por alunos da Educação Básica e o uso das tecnologias digitais na ... -
Interação mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional
Primo, Alessandra Teixeira (2003) [Tesis]A partir de uma revisão crítica dos estudos sobre comunicação mediada, focada principalmente nas teorias que buscam definir o difuso conceito de “interatividade”, sugere-se que tal termo seja evitado, por sua imprecisão e ... -
Um lugar de aprender segundo alguns homo zappiens : uma contribuição da macroergonomia à educação
Chaves, Luís Olavo Melo (2015) [Tesis]O desenho da sala de aula atravessa o tempo com uma estrutura, aparentemente, inabalável. Neste momento, no ambiente escolar,a presença dos homo zappiens percorrendo corredores, que não se pode correr, é uma possibilidade ... -
Metodologia de apoio ao processo de aprendizagem via autoria de objetos de aprendizagem por alunos
Silva, Juliano Tonezer da (2008) [Tesis]Indicadores educacionais vêm desvelando ao longo do tempo o grave problema social que se tornou a aprendizagem nas Escolas Públicas e Privadas do Brasil. Em paralelo, essas escolas também vêm sendo desequilibradas pelas ...