Listar Informática en la Educación por título
Mostrando ítems 163-182 de 311
-
A inserção de um agente conversacional animado em um ambiente virtual de aprendizagem a partir da teoria da carga cognitiva
(2009) [Tesis]Este trabalho teve como objetivo verificar de que maneira a inserção de um agente conversacional em um ambiente virtual de aprendizagem pode interferir na carga cognitiva dos materiais educacionais e influenciar no desempenho ... -
Instituições eletrônicas nos desenvolvimento de jogos de empresa para a capacitação de coordenadores de cursos de graduação
(2008) [Tesis]A gestão de cursos de graduação, no âmbito da coordenação de curso, está relacionada à execução de práticas que visam à melhoria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão. No entanto, o que se observa, na maioria dos ... -
Integração de ambiente virtual de aprendizagem com repositório digital
(2012) [Tesis]Objetos de Aprendizagem são recursos relevantes para ensejar a aprendizagem em função de seu caráter modular, pois permitem oferecer condições para uma atividade apoiada por recursos alocados por demanda face a necessidades ... -
Intensidade da atenção do estudante : registro de EEG no contexto de audiovisual e mídias interativas
(2021) [Tesis]Avanços tecnológicos recentes com técnicas de EEG (eletroencefalogramas), permitem que a atividade elétrica do cérebro seja registrada usando dispositivos acessíveis para usuários finais. Existe um número ainda pequeno de ... -
A interação dialógica em educação a distância : a produção de sentido numa perspectiva (est)ética
(2018) [Tesis]A educação escolar coloca a produção de sentidos em uma camisa de forças por meio do dualismo “certo” ou “errado”, pela ausência de empatia e de um encontro de singularidade do sujeito na sua unicidade, com a cientificidade, ... -
Interação e autismo : uso de agentes inteligentes para detectar déficits de comunicação em ambientes síncronos
(2010) [Tesis]Os seres humanos dependem da interação social para desenvolver-se e evoluir, principalmente nos aspectos cognitivos. Este princípio é abordado principalmente por autores como Vigotsky (1998), que considera a interação ... -
Interação mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional
(2003) [Tesis]A partir de uma revisão crítica dos estudos sobre comunicação mediada, focada principalmente nas teorias que buscam definir o difuso conceito de “interatividade”, sugere-se que tal termo seja evitado, por sua imprecisão e ... -
Interação social em rede e nas redes : contributos para uma educação em rede
(2016) [Tesis]Diante da abundância de informações e de compartilhamentos em sites de redes sociais e da proliferação de convites para o uso desses sites na Educação, esta tese propõe a pesquisa das estruturas relacionais que emergem das ... -
Interconexões entre a complexidade e o fazer docente : formação continuada e tecnologias digitais em educação a distância
(2013) [Tesis]O presente estudo partiu do interesse de identificar quais são as ações necessárias, em um ambiente virtual de ensino e de aprendizagem, para capacitar um professor de arte a fim de que ele possa ser entendido como um ... -
A interlocução na graduação a distância : processo, ferramenta e resultado em transição paradigmática
(2007) [Tesis]A educação a distância vem se expandindo no mundo e no Brasil de maneira rápida, alcançando cada vez mais todos os níveis de educação. No Brasil, em especial, observamos uma oferta cada vez maior de cursos de graduação ... -
Investigando o desenvolvimento do processo de abstração na resolução de problemas de geometria molecular mediada pela realidade aumentada
(2022) [Tesis]A aplicação de conhecimentos e habilidades voltados à resolução de problemas de geometria molecular é uma tarefa considerada complexa, porém, essencial para o processo de aprendizagem. Normalmente, os estudantes direcionam ... -
Investigando o senso de presença na educação a distância
(2020) [Tesis]Embora esteja em grande ascensão, observa-se que a modalidade Educação a Distância (EAD) ainda possui uma percepção popular de qualidade de ensino inferior em comparação com o Ensino Presencial. Estima-se que carências ... -
O jogo digital como incentivor da leitura em alunos do ensino médio
(2015) [Tesis]A partir de resultados fornecidos pelo MEC em 2012, constatamos que 51,4% dos alunos que concluíram a 2ª série do Ensino Fundamental não obtiveram os conhecimentos esperados para essa etapa na avaliação de leitura na Prova ... -
Um jogo educativo para a formação do psicólogo escolar
(2015) [Tesis]Nesta pesquisa, desenvolvemos e experimentamos um jogo educativo para a formação do psicólogo escolar no âmbito dos estudos da Informática na Educação. Seguindo as orientações teórico-metodológicas da Teoria Ator-Rede, ... -
Laboratório de exergames na educação física : conexões por meio de videogames ativos
(2015) [Tesis]A presente tese de doutorado traz como tema central o uso de exergames como uma nova proposta de integração e recurso para aulas de Educação Física. O intuito desta pesquisa é fornecer subsídios para que professores possam ... -
Laboratórios virtuais imersivos 3D : processos cognitivos em experimentos de eletromagnetismo
(2019) [Tesis]O uso da realidade aumentada na educação vem evoluindo rapidamente, incentivada pela ascensão dos dispositivos móveis, a onipresença da tecnologia e a acessibilidade aos recursos multimídia. Tendo em vista que seu benefício ... -
Letramento multissemiótico por meio do infográfico : um estudo de caso com alunas do programa mulheres mil
(2014) [Tesis]A profusão de textos multimodais presentes na sociedade contemporânea demanda, da escola, um trabalho mais aprofundado no que diz respeito ao letramento multissemiótico. No caso dos adultos, muitas vezes provenientes de ... -
Letramento Praxital : uma abordagem para mobilizar os conhecimentos, habilidades e atitudes do professor na perspectiva de aprimorar sua prática pedagógica mediada pelas TIC.
(2020) [Tesis]Esta tese analisa a trajetória do professor da alfabetização ao letramento digital através de um processo de formação continuada em métodos ativos mediados pelas TIC. Inspirados numa experiência de formação de docentes na ... -
Linguajando com tecnologias móveis : a metáfora na cognição inventiva
(2017) [Tesis]O fenômeno metafórico, caro às ciências da linguagem, tem recentemente adentrado também os estudos cognitivos, visto que se tem advogado que a metáfora não ocorre apenas na linguagem, mas constitui processos do pensamento. ... -
Um lugar de aprender segundo alguns homo zappiens : uma contribuição da macroergonomia à educação
(2015) [Tesis]O desenho da sala de aula atravessa o tempo com uma estrutura, aparentemente, inabalável. Neste momento, no ambiente escolar,a presença dos homo zappiens percorrendo corredores, que não se pode correr, é uma possibilidade ...