Listar Informática en la Educación por título
Mostrando ítems 287-306 de 311
-
Tecendo e aprendendo : redes sociocognitivas e autopoiéticas em ambientes virtuais de aprendizagem
(2003) [Tesis]Esta tese investiga a construção e o uso de um ambiente virtual de aprendizagem para um curso de graduação. Seu o objetivo é compreender como se constituem as trocas interindividuais (autopoiese e processos sociocognitivos) ... -
Tecnologias criativas em bibliotecas : processos informacionais e modos de produção de subjetividade
(2016) [Tesis]A proposta desta tese é conceber a biblioteca como um território de múltiplas experimentações criativas agenciadas pelas tecnologias e redes digitais. As abordagens teóricas se fundamentaram na perspectiva ética-estética ... -
Tecnologias digitais e a mudança de paradigma na educação : a aprendizagem ativa dos educadores como favorecedora de diferenciação e sustentação da mudança
(2012) [Tesis]Esta tese apresenta movimentos e teorias que demandam a mudança de paradigma na educação básica. A adoção de métodos ativos de aprendizagem com uso de tecnologia digital é defendida como oportunidade para concretização da ... -
Tecnologias na prática docente de professores de matemática : formação continuada com apoio de uma rede social na internet
(2011) [Tesis]As tecnologias de informação e comunicação (TIC) abrem importantes possibilidades para a aprendizagem de Matemática. Para tanto, é essencial que os professores tenham oportunidades para se prepararem. Considerando que a ... -
Telecolaboração, arte e educação : diálogos interculturais e a negociação da autoria em vídeos coletivos sob uma perspectiva bakhtiniana
(2015) [Tesis]Sob um princípio dialógico e à luz de uma perspectiva teórico/metodológica ético-estética bakhtiniana, apresentamos nesta tese um estudo realizado com dois grupos de estudantes de licenciatura em Artes Visuais. Os estudantes, ... -
Teoria da relevância, psicologia da atenção e hipermídia adaptativa
(2006) [Tesis]Essa tese visa estabelecer correlações empíricas entre os pressupostos da Teoria da Relevância, como formulada através da Lingüística, por Sperber & Wilson, e a psicologia cognitiva da atenção corrente, através de um ... -
Thinkingame : o desenvolvimento do pensamento computacional através de uma plataforma
(2023) [Tesis]Quando se trata de pesquisa em educação surge à necessidade de responder a mais famosa das perguntas nessa área: “Como os alunos aprendem?” Talvez essa seja a grande pergunta da educação, talvez, nunca seja respondida com ... -
Trajetórias conceituais intecionais de ensino e aprendizagem : investigação em fluxo temporal em espaços e contextos nos processos educacionais em EaD
(2016) [Tesis]A natureza humana é fascinante. Do ponto de vista educacional, o movimento humano nasce a partir de relações baseadas em compromisso. Entretanto, o compromisso educacional tem raízes em instituições dotadas de uma rigidez ... -
Trajetórias de aprendizagem e habilidades em aplicativos de cuidado em saúde : caso especial caretaker™
(2022) [Tesis]Apesar do desenvolvimento da tecnologia de forma acelerada, percebe-se uma carência de aplicativos voltados para a aprendizagem de habilidades relativas ao cuidado em saúde. Os aplicativos móveis podem ser aliados para ... -
Transfotografia : o pixel em multidão
(2010) [Tesis]A presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação-UFRGS e está filiado a linha de pesquisa “Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição” “Transfotografia: O Píxel em ... -
Uso da comunicação alternativa no autismo : um estudo sobre a mediação com baixa e alta tecnologia
(2016) [Tesis]Entre outras características, o autismo tem desdobramentos na habilidade de uma pessoa compreender e se expressar por meio de recursos simbólicos. O contexto desta tese é a Tecnologia Assistiva, área da Comunicação Aumentativa ... -
O uso das tecnologias digitais com crianças de 7 meses a 7 anos : como as crianças estão se apropriando das tecnologias digitais na primeira infância?
(2017) [Tesis]O avanço das tecnologias vem sendo impulsionado por ferramentas como internet móvel, touchscreen, wirelles, dentre outras, possibilitando que o manuseio com auxílio destes dispositivos seja cada vez mais fácil e intuitivo, ... -
O uso de dispositivos móveis e tecnologia touchscreen em atividades de geometria
(2017) [Tesis]O presente trabalho buscou investigar as contribuições da utilização de tecnologias touchscreen para o desenvolvimento do pensamento matemático. Mais especificamente, propôs uma investigação de singularidades no desenvolvimento ... -
Uso de drones como Tecnologia pedagogica em disciplinas steam : um enfoque voltado ao aprendizado significativo com metodologias ativas
(2020) [Tesis]Vislumbra-se na atualidade uma escassez de profissionais na área de exatas. Entra aí a importância do ensino em áreas STEAM (acrônimo do Inglês Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) com intuito de impulsionar ... -
O uso de espaços de interação em MOOC – Massive Open Online Courses
(2019) [Tesis]MOOC - Massive Open Online Course – são cursos online abertos a qualquer participante, gratuitos e voltados à participação em larga escala. A partir da revisão da literatura, se evidencia que o abandono e a baixa conclusão ... -
O uso de hipermídia para a aprendizagem autodirecionada de cuidadores e pacientes na promoção de saúde : um estudo em ambiente de educação não-formal
(2021) [Tesis]O aumento das competências adquiridas pelo aprendiz no contexto da aprendizagem autodirecionada é um desenvolvimento gradual e contínuo. Equivale ao ganho de independência em ações cotidianas, tais como ler, executar tarefas ... -
O uso de laboratório remoto, virtual e remoto aumentado para apoiar a aprendizagem experiencial de circuitos elétricos
(2022) [Tesis]O objetivo do estudo é investigar se o uso de diferentes tipos de laboratórios online , a partir dos preceitos da Teoria de Aprendizagem Experiencial, pode interferir positivamente nos processos de ensino e aprendizagem ... -
Uso de laboratórios virtuais de aprendizagem em mecânica dos fluídos e hidráulica na engenharia
(2016) [Tesis]Esta tese teve como objetivo o desenvolvimento de um Laboratório Virtual de Aprendizagem (LVA) - Hidrolândia e a avaliação do seu impacto em termos de aprendizagem, aplicado em disciplinas de mecânica dos fluidos e hidráulica, ... -
Uso de técnicas de realidade aumentada no processo de ensino–aprendizagem de eletromagnetismo
(2011) [Tesis]Este estudo tem como objetivo melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de Eletromagnetismo usando Realidade Aumentada (RA). Eletromagnetismo é a base científica para a compreensão do princípio de funcionamento ... -
Uso de tecnologias de informação e comunicação por adultos de idade avançada : considerações na área educacional
(2012) [Tesis]Este trabalho pesquisa o uso das tecnologias de informação e comunicação que estão sendo usadas pelos adultos de idade avançada no Brasil. O objetivo principal é estudar o uso destas tecnologias para fins educacionais. ...