Listar Informática en la Educación por autor "Behar, Patrícia Alejandra"
Mostrando ítems 1-20 de 21
-
Arquitetura pedagógica para a construção e uso de instrumentos musicais digitais : um olhar a partir dos aspectos socioafetivos
Rosas, Fátima Weber (2018) [Tesis]Os avanços tecnológicos têm refletido não somente no modo de aprender e ensinar, mas também nas práticas pedagógicas e nas arquiteturas para o contexto educacional. Neste panorama, cresce a busca pela interdisciplinaridade, ... -
Arquitetura pedagógica para construção de competências de gestão através de simuladores de negócoios :
Schlatter, Gabriel Vianna (2016) [Tesis]O uso de simuladores de negócios em cursos de administração de empresas tem crescido significativamente nos últimos anos. Entretanto, apesar da oferta no mercado de novas simulações, não houve um avanço proporcional no ... -
Comunicação e aprendizagem matemática on-line : um estudo com o editor científico ROODA exata
Notare, Márcia Rodrigues (2009) [Tesis]Este trabalho discute as possibilidades de comunicação e aprendizagem de Matemática em ambientes virtuais de aprendizagem. Para que esses processos ocorram, são necessárias ferramentas que possibilitem a utilização de ... -
Construção de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors : desvelando o potencial inclusivo da educação a distância
Machado, Letícia Sophia Rocha (2013) [Tesis]A presente tese versa sobre a Educação a Distância e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas, técnicas e metodológicas no intuito de abranger as necessidades biopsicossociais e incluir os idosos em cursos virtuais. ... -
CONSTRUMED : metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico
Torrezzan, Cristina Alba Wildt (2014) [Tesis]A presente tese tem como finalidade elaborar uma metodologia para a construção de materiais educacionais digitais (MEDs), a qual integre orientações técnicas, gráficas e pedagógicas. O objetivo é colaborar para a prática ... -
Desenvolvimento profissional do docente do ensino superior em uma rede acadêmica virtual
Siluk, Ana Claudia Pavão (2006) [Tesis]As mudanças ocorridas na contemporaneidade têm colocado como uma das questões centrais no ensino superior, o desenvolvimento do profissional docente. Os estudos acerca dessa temática apontam novos contextos de formação e ... -
Ferramenta de gerenciamento e recomendação como recurso na aprendizagem baseada em projeto em design
Meurer, Heli (2014) [Tesis]A presente tese tem por objetivo investigar como a utilização de um sistema de gerenciamento de projetos e de recomendação de conteúdo, configurado de acordo com o conceito de ABP, pode apoiar os alunos no processo de ... -
A gestão em cursos de educação a distância via internet : uma visão a partir dos fatores críticos de sucesso
Retamal, Daniela Rodrigues Cunha (2009) [Tesis]Esta tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE), linha de pesquisa ambientes informatizados e ensino a distância, tem como objetivo geral analisar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) ... -
Mapeamento das interações em ambiente virtual de aprendizagem : uma possibilidade para avaliação em educação a distância
Bassani, Patrícia Brandalise Scherer (2006) [Tesis]O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a questão da interação em ambientes virtuais de aprendizagem, focalizando-se na modelagem e implementação de uma ferramenta computacional capaz de mapear as interações ... -
Mapeamento de aspectos afetivos em um ambiente virtual de aprendizagem
Longhi, Magalí Teresinha (2011) [Tesis]Esta tese apresenta mecanismos computacionais concebidos para reconhecer e inferir estados de ânimo de alunos em interação num ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A pesquisa, tendo por base investigações interdisciplinar ... -
Minerafórum : um recurso de apoio para análise qualitativa em fóruns de discussão
Azevedo, Breno Fabrício Terra (2011) [Tesis]Esta tese aborda o desenvolvimento, uso e experimentação do MineraFórum. Trata-se de um recurso para auxiliar o professor na análise qualitativa das contribuições textuais registradas por alunos em fóruns de discussão. A ... -
M-learnmat : modelo pedagógico para atividades de m-learning em matemática
Batista, Silvia Cristina Freitas (2011) [Tesis]M-learning (mobile learning) é o campo de pesquisa que investiga como os dispositivos móveis podem contribuir para a aprendizagem. Na presente tese é proposto o M-learnMat, um modelo pedagógico para atividades de m-learning ... -
Modelagem de observação cognitiva em ambiente digital acompanhada por impressões eletrofisiológicas
Garrido, Susane Martins Lopes (2005) [Tesis]Esta Tese apresenta uma Pesquisa experimental sobre a Criação de uma Modelagem para observação da Cognição humana em uma interface digital utilizando-se de impressões eletrofisiológicas. Trata-se de um estudo interdisciplinar ... -
Modelo de competências digitais em educação a distância : MCompDigEAD um foco no aluno
Silva, Kétia Kellen Araújo da (2018) [Tesis]À medida que os alunos enfrentam rápidas mudanças na Educação a distância (EAD) mediada pelas Tecnologias Digitais (TD) exige-se deles um conjunto de competências cada vez mais amplo e que apoie as necessidades do aprender ... -
Modelo pedagógico para o desenvolvimento de competências docentes em contabilidade por educação a distância
Vendruscolo, Maria Ivanice (2015) [Tesis]Esta tese apresenta as contribuições de um estudo investigativo sobre um modelo pedagógico para o desenvolvimento de competências docentes em Contabilidade. Estudos anteriores da área contábil tangenciam a identificação ... -
RecETC : uma funcionalidade baseada na recomendação de conteúdo para auxiliar no processo de escrita coletiva digital
Maria, Sandra Andrea Assumpção (2017) [Tesis]A presente tese versa sobre a construção de um Sistema de Recomendação (SR), denominado RecETC (Recomendador do ETC), para auxiliar no processo de Escrita Coletiva Digital (ECD) no Editor de Texto Coletivo (ETC). O RecETC ... -
Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos
Acosta, Otávio Costa (2016) [Tesis]São muitas as pesquisas nos dias de hoje que buscam por métodos e ferramentas para aumentar a autonomia do aluno na condução dos processos de aprendizagem, uma vez que os métodos tradicionais de ensino nem sempre se mostram ... -
Rede de conceitos : uma ferramenta para contribuir com a prática pedagógica no acompanhamento da produção textual coletiva
Lorandi, Alexandra (2010) [Tesis]A presente tese de doutorado tem como objetivo principal identificar possibilidades de práticas pedagógicas a partir das informações geradas por uma ferramenta denominada Rede de Conceitos. Tais informações são extraídas ... -
REQUALI : um sistema de recomendação por qualidade percebida de objetos de aprendizagem por competências a partir dos estados de ânimo dos alunos
Pontes, Walber Lins (2016) [Tesis]A presente pesquisa analisou a recomendação de objetos de aprendizagem (OAs) por competências, a partir da colaboração baseada na avaliação pela qualidade percebida dos objetos de aprendizagem utilizados, considerando os ... -
Tecnologias na prática docente de professores de matemática : formação continuada com apoio de uma rede social na internet
Peixoto, Gilmara Teixeira Barcelos (2011) [Tesis]As tecnologias de informação e comunicação (TIC) abrem importantes possibilidades para a aprendizagem de Matemática. Para tanto, é essencial que os professores tenham oportunidades para se prepararem. Considerando que a ...