Mostrar el registro sencillo del ítem
Autoria no ambiente virtual pedagógico
dc.contributor.advisor | Mutti, Regina Maria Varini | pt_BR |
dc.contributor.author | Matte, Marleni Nascimento | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T18:50:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/5874 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese parte da hipótese de que a proposta pedagógica do ensino mediado pela ferramenta virtual for-chat, observado no campo desta pesquisa, estimula o aluno a exercer a função de autoria, através da participação interativa que se materializou em forma de hipertexto. A partir deste pressuposto, institui-se como seu objetivo central interrogar a forma que a autoria tomou nas condições anunciadas. É um estudo voltado para as questões da informatização do ensino, à interrogação da validade da adoção das novas tecnologias no ensino (Internet, hipertexto) e sobre a possibilidade de instauração de novas posições de sujeito aluno e professor, a partir da inscrição em novas práticas pedagógicas desenvolvidas com a inserção da telemática educativa. Embasada em teoria discursivo-enunciativa, enfatizando um conceito de sentido que se constitui a partir da heterogeneidade, como reasseguram os principais autores aqui estudados: Michel Pêcheux, Mikhail Bakhtin e Sigmund Freud, analisam-se as marcas de heterogeneidade e as posições subjetivas em enunciados produzidos pelos alunos, no exercício de suas atribuições em uma disciplina de pós-graduação, numa experiência piloto de ensino a distância. Os resultados apontam para: uma tomada mais freqüente da palavra pelo aluno, tendo como causa a necessidade de uso da língua escrita num ambiente pedagógico virtual; a importância da proposta pedagógica; e para a emergência da heterogeneidade discursiva. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Autoria | pt_BR |
dc.subject | Hipertexto | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Computador na educação | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Forchat | pt_BR |
dc.subject | Comunidade virtual | pt_BR |
dc.title | Autoria no ambiente virtual pedagógico | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000521479 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2005 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (7479)Educación (2504)