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dc.contributor.advisorFraga, Alex Brancopt_BR
dc.contributor.authorVuaden, Fernanda Cencipt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23T01:39:58Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56770pt_BR
dc.description.abstractNa base do processo de criação do Sistema Único de Saúde (SUS) encontra-se o conceito ampliado de saúde, a necessidade de criar políticas públicas para promovê-la e o imperativo da participação social na construção do sistema e das políticas de saúde. A implantação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) ocorreu para consolidar os princípios e diretrizes do SUS. Atualmente, interações multidisciplinares na forma de estágio acadêmico como o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) têm sido propostas a fim de propiciar uma maior vivência aos estudantes, bem como uma gama maior de serviços ofertados aos usuários. Dentro dessa proposta observa-se a participação de cursos até então distantes da conceituação de equipe preponderante na ESF, como a Educação Física. Tendo em vista essa inserção dos estudantes de Educação Física na ESF e de que muitas das propostas dos programas de saúde enfocam a melhoria nas condições de saúde e qualidade de vida dos usuários, o presente estudo objetiva analisar a importância das práticas corporais/atividade física na melhoria da qualidade de vida dos participantes do Grupo Qualidade de Vida (GQV) realizado em uma ESF do distrito Glória/Cruzeiro/Cristal. Para a realização desse trabalho, foram utilizadas duas linhas metodológicas: a análise documental e a pesquisa-intervenção, utilizando como base as anotações no Caderno de Campo. A assiduidade dos participantes ao grupo pareceu ter uma relação direta com o local de realização, uma vez que se observava uma variação muito grande nos participantes de uma semana para a outra. A falta de espaços públicos para a prática de atividades físicas foi uma característica marcante no decorrer dessa análise, sendo esse, a meu ver, o maior desafio apresentado para nós acadêmicos da Educação Física: objetivar práticas corporais que se adequassem aos espaços ofertados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectSaúde da famíliapt_BR
dc.titleGrupo qualidade de vida:a importância da atividade física na estratégia de saúde da famíliapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000861596pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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