Show simple item record

dc.contributor.advisorRuthschilling, Evelise Anicetpt_BR
dc.contributor.authorDebiagi, Clarice Castropt_BR
dc.date.accessioned2012-10-18T01:37:48Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56572pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo identificar as contribuições do design estratégico no processo de inovação de uma Empresa da indústria moveleira do Rio Grande do Sul. O caso é chamado de Monalisa, trata-se de uma indústria de gestão familiar, produtora de móveis no Rio Grande do Sul. Monalisa é um pseudônimo escolhido para preservar a identidade da empresa. O estudo narra o caso de uma indústria que utiliza o Design Estratégico como um meio de inovar, a partir da criação de um Centro de Design e da cultura de projeto, como forma contínua de renovação. O estudo ainda objetiva estimular uma reflexão a respeito do Design Estratégico como abordagem e como protagonista dos processos de inovação da organização em pauta. Demonstra, desse modo, como esta indústria percorreu o caminho da produção, para produção, mediação e distribuição, isto é, do produto ao sistema-produto. O referencial teórico discorre sobre o Design Estratégico, a sua origem e a aplicabilidade. Caracteriza, em continuidade, Centros de Design e apresenta alguns fundamentos a respeito da inovação por meio do design, demonstrando limites entre o Design Estratégico e a Gestão do Design. O método de pesquisa é o estudo de caso único. As discussões e a conclusão apresentam diretrizes para a implantação de um Centro de Design a partir da utilização do Design Estratégico.pt_BR
dc.description.abstractThis papers aims to identify the contribution of strategic design in the innovation process of a company of the furniture industry of Rio Grande do Sul. The case is called Monalisa, and it is a family owned industry, producer of furniture in Rio Grande do Sul. Monalisa is a pseudonym chosen to preserve the identity of the company. The study narrates the case of an industry that uses Strategic Design as means of innovation, through the creation of a Design Center and the project culture, as continuum form of renovation. In addition, this study aims to estimulate a reflection on the Strategic Design as an approach and as the protagonist of the innovation processes of the organization. It shows how this industry has trailed the path from production, to production, mediation and distribution, from product to system-product. The theoretical framework discourses on the Strategic Design, its origin and applicability. It characterizes, in continuity, Design Centers and presents some fundamentals about the innovation through design, showing boundaries between the Strategic Design and Design Management. The research method is the single case study. Discussion and conclusion provide guidelines for the implementation of a Design Center from the use of Strategic Design.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStrategic designen
dc.subjectIndústria moveleirapt_BR
dc.subjectDesign estratégicopt_BR
dc.subjectDesign centeren
dc.subjectSystem-producten
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectFurniture industryen
dc.titleContribuições do design estratégico no processo de inovação de uma empresa moveleira do Rio Grande do Sul : o caso Monalisapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBernardes, Mauricio Moreira e Silvapt_BR
dc.identifier.nrb000860536pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record