Mostrar el registro sencillo del ítem
“Mas não é homem, é tu!” : reflexões sobre a prática docente de professores-homens nos anos iniciais do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Andrade, Sandra dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Luís Carlos Teixeira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-12T01:35:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/56393 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo focar a docência do professor-homem realizada em turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental, buscando refletir/problematizar/analisar a profissão de pedagogo e professor, pensada no senso comum como algo inapropriado para homens. Utilizou-se como referência bibliográfica autores que discutem as relações de gênero e docência, na perspectiva dos estudos culturais. Através de três entrevistas semiestruturadas com professores-homens, que atuaram nesse campo profissional, buscou-se estabelecer ligações que permitam responder às questões: como você vê o exercício da prática docente de um professor-homem? Quais as possibilidades e os limites dessa prática? Procurou-se discutir a forma como este profissional vê sua inserção dentro da escola e o desenvolvimento de um trabalho pedagógico realizado por ele nesse espaço, problematizando o discurso que professa que o magistério é uma profissão feminina. Fez-se necessária uma análise de quão natural se tornou para nossa sociedade o exercício da docência por profissionais do gênero feminino e quais desdobramentos ocorrem quando um professor-homem ingressa nesse ambiente. Olhar para as representações de professores-homem em alguns filmes foi uma das formas utilizadas para compor a análise e mostrar como essa representação é produzida/construída constantemente em nossa sociedade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.title | “Mas não é homem, é tu!” : reflexões sobre a prática docente de professores-homens nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000859398 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37317)Tesinas Pedagogía (1399)