O brincar e a docência : o que pensam educadores em formação no primeiro semestre de um curso de pedagogia
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho de conclusão de curso trata da temática do brincar na ação docente, tendo como questão problematizadora – “Quais as concepções dos alunos ingressantes no curso de Pedagogia sobre o brincar e a ação docente?”. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa com elementos etnográficos e ancorou-se principalmente nos estudos de Collares e Fortuna, tendo também contribuições de teóricos como Piaget e Vygotski. A coleta de dados ocorreu atravé ...
O presente trabalho de conclusão de curso trata da temática do brincar na ação docente, tendo como questão problematizadora – “Quais as concepções dos alunos ingressantes no curso de Pedagogia sobre o brincar e a ação docente?”. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa com elementos etnográficos e ancorou-se principalmente nos estudos de Collares e Fortuna, tendo também contribuições de teóricos como Piaget e Vygotski. A coleta de dados ocorreu através de questionário estruturado realizado com quarenta e cinco alunos de graduação de duas turmas do primeiro semestre de uma universidade localizada em Porto Alegre. A seleção dos entrevistados deveu-se à intenção de se compreender o que pensam esses educadores em formação inicial sobre o brincar e a prática pedagógica do professor. Através da construção dos dados foi possível inferir que os entrevistados se dividem entre duas perspectivas: a utilização do brincar pelo professor como forma de ensinar seus alunos e a utilização do brincar pelos alunos como forma de aprender. Foi possível perceber também o brincar como elemento importante no estabelecimento de vínculos, bem como sua relação com um momento de descontração e divertimento em sala de aula. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License