Educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão escolar : quais pontos de conexão?
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho propõe uma análise acerca da Educação Brasileira, considerando duas de suas modalidades; a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial. Procurou-se investir na delimitação de suas características e de suas tendências. Para a realização da análise, houve o resgate relativo à historicidade das políticas públicas que envolvem essas duas modalidades, seus marcos legais e seus desafios contemporâneos. A pesquisa, de natureza qualitativa, evoluiu pautada em procedimentos qu ...
O presente trabalho propõe uma análise acerca da Educação Brasileira, considerando duas de suas modalidades; a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial. Procurou-se investir na delimitação de suas características e de suas tendências. Para a realização da análise, houve o resgate relativo à historicidade das políticas públicas que envolvem essas duas modalidades, seus marcos legais e seus desafios contemporâneos. A pesquisa, de natureza qualitativa, evoluiu pautada em procedimentos que permitiram a análise documental de dispositivos legais, diretrizes políticas e da produção acadêmica publicada predominantemente nos últimos cinco anos. Ao analisarmos as diferentes origens institucionais dos alunos com deficiência que frequentam as salas de Educação de Jovens e Adultos, podemos perceber que há grandes indícios de articulação entre essas duas modalidades. Destacam-se nessa análise: a condição secundária de ambas as modalidades, quando investigamos as prioridades históricas, a parcialidade das iniciativas que caracterizaram a oferta desses serviços e o recente investimento em políticas públicas que explicitem a responsabilidade do Estado brasileiro quanto à escolarização dos sujeitos implicados nas duas modalidades em questão. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1396)
Este item está licenciado na Creative Commons License