Necessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor?
dc.contributor.advisor | Junqueira Filho, Gabriel de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Ana Paula Ribeiro de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-12T01:35:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/56377 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, analisei de que forma e em que medida as escolhas que fiz, enquanto professora de um grupo de crianças entre quatro e cinco anos, ao selecionar e articular os conteúdos que intermediaram as interações entre nós e nossas interações com o mundo, contemplaram os interesses e as necessidades das crianças e por que isso aconteceu dessa maneira. Tomo como campo de investigação os documentos produzidos durante meu estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia: Relatório Final e Diários de Aula, realizados em uma instituição pública de Educação Infantil de Porto Alegre, no segundo semestre de 2011. Como referências teóricas principais, utilizo as Linguagens Geradoras, de Junqueira Filho (2008) e a nova Sociologia da Infância, de Corsaro (2011). A partir da documentação pedagógica, da minha memória sobre o vivido no período de estágio e do levantamento bibliográfico, meu principal objetivo foi o de discutir a importância das minhas interações – na condição de professora estagiária – com as crianças, a partir da escuta atenta e sensível e do olhar de observadora sobre meus alunos no momento de fazer escolhas para a organização do trabalho com eles. Considero que contemplei os interesses e as necessidades daquele grupo de crianças e os meus, porém, em parte, pois avalio que não é preciso atender a tudo, e sim encontrar pontos em comum entre os interesses e as necessidades deles e os meus. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Necessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000859409 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)