A formação de professores em EJA nos TCCs da FACED/UFRGS : repercutindo o currículo novo da pedagogia
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2012Author
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Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
No Brasil, o índice de analfabetismo absoluto e a produção de analfabetos funcionais, que estão submetidos a uma escolarização, por vezes, precária, evidencia o distanciamento entre a formação profissional e a realidade encontrada, explicitando o modo neoliberal de gestão do Estado. Há problemas na formação de educadores, e uma presença ainda menos visível da formação de profissionais em EJA. Dada a relevância social da temática “formação de professores em EJA”, construí esta pesquisa. Cujo obj ...
No Brasil, o índice de analfabetismo absoluto e a produção de analfabetos funcionais, que estão submetidos a uma escolarização, por vezes, precária, evidencia o distanciamento entre a formação profissional e a realidade encontrada, explicitando o modo neoliberal de gestão do Estado. Há problemas na formação de educadores, e uma presença ainda menos visível da formação de profissionais em EJA. Dada a relevância social da temática “formação de professores em EJA”, construí esta pesquisa. Cujo objetivo está em sistematizar (1) as concepções de formação e educação presentes nos TCCs sobre formação de professores em EJA e (2) o modo como esses TCCs referem à formação no curso de Pedagogia da FACED, investigando assim sua contribuição para a formação dentro da modalidade. Utilizando como estratégia metodológica a revisão da produção acadêmica, foi tomado como empírico os trabalhos de conclusão de curso da Pedagogia da FACED/ UFRGS, que abordam a Educação de Jovens e Adultos, a partir do ano de 2007/01, quando ocorreu uma reformulação do currículo no curso de Pedagogia. Após a seleção dos trabalhos dentro do Sistema de Automação de Bibliotecas – SABI, na sessão da Faculdade de Educação, foram selecionadas quarenta monografias, dessas, seis abordavam a Formação de Professores, que constitui o lócus de análise. Após a sistematização dos dados, é possível considerar que a formação básica dos professores que atuam na EJA é voltada para o ensino de crianças, além de algumas práticas não respeitarem as especificidades do público. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
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