Espaço físico da sala de aula de educação infantil e organização das ações dos alunos
Fecha
2012Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este estudo tem como finalidade problematizar as relações entre o espaço físico da sala de aula de educação infantil e as possíveis aprendizagens que tal organização pode proporcionar. Tendo como ponto de partida algumas situações que ocorreram durante o período de Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizado em uma Escola Municipal localizada na cidade de Porto Alegre, a pesquisa aponta questões pertinentes à importância da organização do esp ...
Este estudo tem como finalidade problematizar as relações entre o espaço físico da sala de aula de educação infantil e as possíveis aprendizagens que tal organização pode proporcionar. Tendo como ponto de partida algumas situações que ocorreram durante o período de Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizado em uma Escola Municipal localizada na cidade de Porto Alegre, a pesquisa aponta questões pertinentes à importância da organização do espaço físico e suas implicações para as aprendizagens e relações que se estabelecem neste espaço. Conta com a contribuição de docentes que atuam na área da educação infantil, com pesquisas já desenvolvidas sobre a importância do espaço físico na educação infantil, e para a fundamentação teórica e sustentação das análises, encontra respaldo em autores como Horn, Forneiro, Barbosa, entre outros. Como resultado dos estudos desenvolvidos, destaca-se a importância de considerar o espaço físico como um componente pedagógico, uma vez que sua organização necessita contemplar o desenvolvimento social, motor e cognitivo. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36671)Tesinas Pedagogía (1371)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License