Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorKaercher, Nestor Andrépt_BR
dc.contributor.authorDias, Fábio Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-11T01:36:47Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56338pt_BR
dc.description.abstractEste estudo apresenta reflexões a respeito da relação entre a Escola e o Centro da cidade de Porto Alegre. Analisei a relação de alunos, que estudaram no Centro da Cidade, com o patrimônio histórico e geográfico da capital do Rio Grande do Sul. Movimentei-me pelo método da complexidade, tendo como dimensão focal a dialógica, a auto-ecoorganização e a recursão organizacional. O trabalho tenta contribuir no cotidiano escolar mostrando elementos de topofobia e topofilia construídos pelos/nos alunos em relação aos objetos e às ações, tangíveis e intangíveis, da paisagem e do espaço urbanos. Também foi aqui analisado como professores utilizam-se do Centro da Cidade como recurso pedagógico e como a forma com que tratam o tema influencia seus alunos.pt_BR
dc.description.abstractEste estudio presenta razonamientos a respeto de la relación entre la Escuela y el Centro de la ciudad de Porto Alegre. Analicé la relación de alumnos, que estudiaron en el centro de la ciudad, con el patrimonio histórico y geográfico de la capital de Río Grande del Sur. Me movilicé por el método de la complexidad, teniendo como dimensión focal la dialógica, la “auto-ecoorganización” y la recursión organizacional. El trabajo intenta contribuir mostrando elementos de topofobia y topofilia construidos por los/en los alumnos en relación a los objetos y a las acciones, tangibles y intangibles, del paisaje y del espacio urbanos. El trabajo también contempló la utilización del centro de la ciudad como recurso pedagógico por parte de los profesores, y cómo esta influye sus alumnos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComplexidades
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDialógicaes
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectEspacio urbanoes
dc.subjectPatrimonio histórico y geográficoes
dc.subjectEnseñanzaes
dc.subjectFormación de profesoreses
dc.titleAlunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000860788pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem