Edward mãos de tesoura e Frankenstein : um processo de apropriação
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2012Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho propõe-se a analisar o filme Edward Mãos de Tesoura (1990), de Tim Burton em sua relação com o romance Frankenstein, de Mary Shelley, num estudo que explora o diálogo entre cinema e literatura. Utilizamos como referencial teórico os conceitos de apropriação e adaptação trazidos por Sanders (2006). Mostramos que elementos do romance de Mary Shelley, assim como elementos de adaptações cinematográficas de Frankenstein, como Frankenstein, de James Whale (1931), são apropriados p ...
O presente trabalho propõe-se a analisar o filme Edward Mãos de Tesoura (1990), de Tim Burton em sua relação com o romance Frankenstein, de Mary Shelley, num estudo que explora o diálogo entre cinema e literatura. Utilizamos como referencial teórico os conceitos de apropriação e adaptação trazidos por Sanders (2006). Mostramos que elementos do romance de Mary Shelley, assim como elementos de adaptações cinematográficas de Frankenstein, como Frankenstein, de James Whale (1931), são apropriados pelo filme de Burton. Nosso estudo mostra como o filme Edward Mãos de Tesoura resgata características românticas da obra de Mary Shelley que haviam se perdido em adaptações cinematográficas anteriores. ...
Abstract
This study aims at analyzing the Tim Burton film Edward Scissorhands (1990) and its relation with the novel Frankenstein, by Mary Shelley, in a study that explores the dialogue between Cinema and Literature. We used here the concepts of Appropriation and Adaptation from Sanders (2006). This work aims at showing that elements from the novel by Mary Shelley, as well as elements from movie adaptations of Frankenstein, as the classic Frankenstein, by James Whale (1931), are appropriated by Tim Burt ...
This study aims at analyzing the Tim Burton film Edward Scissorhands (1990) and its relation with the novel Frankenstein, by Mary Shelley, in a study that explores the dialogue between Cinema and Literature. We used here the concepts of Appropriation and Adaptation from Sanders (2006). This work aims at showing that elements from the novel by Mary Shelley, as well as elements from movie adaptations of Frankenstein, as the classic Frankenstein, by James Whale (1931), are appropriated by Tim Burton’s Edward Scissorhands. This study shows how the movie Edward Scissorhands presents many characteristics of Romanticism that Mary Shelley’s novel had lost in the film adaptations studied. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
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