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Referência e enunciação : um estudo de relatos institucionais sobre crianças e adolescentes em situação de rua
dc.contributor.advisor | Flores, Valdir do Nascimento | pt_BR |
dc.contributor.author | Bernhard, André Barbosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-06T01:38:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/56153 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe uma reflexão que visa à associação entre a problemática de crianças e adolescentes em situação de rua com a Teoria da Enunciação, a tomar como princípio a construção da referência discursiva desses sujeitos, realizada pelos profissionais que com eles atuam. Visto que grande parte das medidas de atendimentos pensada para crianças e adolescentes em situação de rua é pensada em instâncias de discurso em que o sujeito em referido contexto não está presente, e sim é referido nela, objetivamos investigar os modos particulares que um locutor utiliza, ao reportar, no plano textual de um relato escrito, uma interação de diálogo, de forma a possibilitar, a quem acessa o seu texto, a visualização de um sujeito tal como ele é referenciado no discurso. Para isso, tomamos os relatos dos monitores do Serviço de Acolhimento Noturno, espaço de proteção do município de Porto Alegre, como objeto de nossa análise, que estará subsidiada pela teoria da enunciação de Émile Benveniste, mais especificamente pelos seus estudos sobre a presença do homem na língua. A análise do corpus de trabalho deve permitir ensaiar algumas observações sobre como os modos singulares de utilizar a língua por um locutor fornecem subsídios, através da referenciação do outro que está ausente, para a construção de uma imagem discursiva. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper proposes a reflection that aims to associate the issue of homeless children and teenagers to the Enunciation Theory, which is based on the construction of the discursive reference of these subjects, made by professionals who deal with them on a regular basis. Most of the support measures developed for kids and teenagers in this situation regards instances of discourse in which the subject is not present in a given context but is referred to in them. Having said that, we intend to investigate the specific means that the speaker uses when reporting, in a written account, a dialogue interaction, as a means to make it possible to the reader visualizing the subject as it is referred to in the discourse. In order to do that, we collected accounts from professionals of Porto Alegre’s protection service, which constitutes the object of this analysis, based on Émile Benveniste’s Enunciation Theory, more specifically on his studies on the presence of man in language. The corpus analysis should allow reporting some observations on how the individual ways in which the speaker utilizes language offer enough contribution, through references to the others, to the development of support measures. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Enunciação | pt_BR |
dc.subject | Enunciation | en |
dc.subject | Reference | en |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes de rua | pt_BR |
dc.subject | Homeless children and teenagers | en |
dc.title | Referência e enunciação : um estudo de relatos institucionais sobre crianças e adolescentes em situação de rua | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000859629 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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