Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMocelin, Daniel Gustavopt_BR
dc.contributor.authorRaul, Luciana Sieberpt_BR
dc.date.accessioned2012-10-06T01:37:50Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56128pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a analisar o investimento em educação adotado por pais pertencentes ao estrato socioeconômico que vem denominando-se “nova classe média” ou classe C, bem como as disposições e o valor que os mesmos atribuem à educação. Para tanto, adotou-se a metodologia qualitativa de entrevistas semi-estruturadas com doze famílias, tomando-se como critério básico a renda familiar entre R$1.500,00 e R$3.500,00, entre outros critérios secundários, como a ocupação dos responsáveis pela família e os padrões de consumo das mesmas. O estudo concluiu que parte das famílias está direcionando seus gastos para a moradia e o consumo, em detrimento de maiores gastos com a educação dos filhos; outras famílias pesquisadas demonstraram investir na escolaridade dos filhos, apresentando disposições para o estudo dos mesmos, indo de encontro à hipótese geral deste trabalho. Esse achado de pesquisa evidentemente precisa ser testado, em estudos futuros, com maior envergadura empírica.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze the investment in education adopted by parents belonging to socioeconomic status that comes calling "new middle class" or class C, and the dispositions and the value they attach to education. To this end, we adopted the qualitative methodology semi-structured interviews with twelve families, taking as a basic criterion the family income between R$ 1.500,00 and R$ 3.500,00, and other secondary criteria such as occupation of the household and consumption patterns of the same. The study found that part of the families are directing their spending for housing and consumption, rather than increased spending on the education of children; other families surveyed demonstrated invest in the schooling of children, with provisions for the study of them, going against the general hypothesis of this work. This finding research clearly needs to be tested in future studies, with empirical spread.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNew middle classen
dc.subjectClasse médiapt_BR
dc.subjectInvestmenten
dc.subjectEstratificação socialpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectEscolaridadept_BR
dc.subjectInvestimento em educaçãopt_BR
dc.subjectScholarityen
dc.subjectCultural capitalen
dc.subjectCapital culturalpt_BR
dc.subjectDispositionsen
dc.titleA nova classe média brasileira : estratégias de investimento na educação formal dos filhospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000857387pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples