Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJunqueira Filho, Gabriel de Andradept_BR
dc.contributor.authorSantos, Aline Pereira dospt_BR
dc.date.accessioned2012-09-27T01:37:29Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/55701pt_BR
dc.description.abstractEste estudo consiste em refletir sobre os princípios utilizados pela pesquisadora, na condição de professora de uma turma de crianças de 1 a 2 anos, para organizar o espaço/ambiente de sala de aula, a fim de proporcionar aos seus alunos o desenvolvimento de diferentes aspectos (motor, cognitivo, emocional, social) e aprendizagens de e em múltiplas linguagens. A pesquisa tem o intuito de articular e problematizar as relações entre o mobiliário, os materiais que compõem o acervo da sala de aula, o desenvolvimento e as aprendizagens de e em múltiplas linguagens pelas crianças. O que se pretende, portanto, é refletir sobre como esse mobiliário e os recursos materiais podem ser utilizados, classificados e destacados, na organização do espaço/ambiente da sala de aula, pela professora, de modo que sejam significados e representados pelas crianças em suas propriedades e funcionamentos, possibilitando-lhes aprendê-los, de maneira que venham a interagir com os mesmos e, ao fazê-lo, se desenvolverem e (se) produzirem a partir de diferentes linguagens. Para tanto busco os aportes teóricos de Junqueira Filho, Horn, Richter, Wood, entre outros.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectMultilinguismopt_BR
dc.titleEducação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000858882pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples