“Eu queria escolher do meu jeito!" : critérios de escolha de livros de literatura infantil por crianças de uma turma de 3º ano do ensino fundamental
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2012Author
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Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Subsidiada em fundamentações teóricas sobre literatura infantil e tendo como referência os estudos de Teresa Colomer, esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar critérios de escolha de livros de literatura infantil por crianças de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre. Esta investigação qualitativa valeu-se, para a geração de dados, de discussões em grupo focal com sete alunos, ocorridas na biblioteca da escola. Nos encontros, fo ...
Subsidiada em fundamentações teóricas sobre literatura infantil e tendo como referência os estudos de Teresa Colomer, esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar critérios de escolha de livros de literatura infantil por crianças de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre. Esta investigação qualitativa valeu-se, para a geração de dados, de discussões em grupo focal com sete alunos, ocorridas na biblioteca da escola. Nos encontros, foram oferecidos diferentes conjuntos de livros em três momentos distintos: livros do acervo da biblioteca da escola, livros já conhecidos pelos alunos em situações de práticas pedagógicas e estágio curricular e livros selecionados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do Ministério da Educação (MEC). Diante dos dados gerados, foi possível agrupar os critérios utilizados pelas crianças para selecionar os livros nos seguintes eixos: aspectos gráfico-visuais da obra referentes às ilustrações, à extensão do texto e à fonte utilizada; preferências temáticas do leitor; função utilitário-pedagógica da literatura; mídia e relações de gênero. Nas análises, destaca-se que as narrativas das crianças apresentaram recorrências atreladas às ilustrações e aos significados produzidos a partir delas, sendo decisórias na seleção ou rejeição dos livros. Percebeu-se, também, a presença de narrativas demarcadas por questões de identidade, bem como a exposição de preferências justificadas por experiências e vivências dos jovens leitores. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
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