Problemas? como assim? não entendi! : refletindo a partir de uma prática docente
Fecha
2012Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este trabalho tem como objetivos refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem de uma turma de crianças, a partir de uma prática pedagógica centrada na resolução de problemas; Analisar o que as educadoras dos anos iniciais podem aprender com os modos das crianças criarem problemas matemáticos. O material empírico deste estudo foi produzido durante meu estágio de docência numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental, em 2011, em uma escola publica de Porto Alegre e está formado por: minhas anot ...
Este trabalho tem como objetivos refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem de uma turma de crianças, a partir de uma prática pedagógica centrada na resolução de problemas; Analisar o que as educadoras dos anos iniciais podem aprender com os modos das crianças criarem problemas matemáticos. O material empírico deste estudo foi produzido durante meu estágio de docência numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental, em 2011, em uma escola publica de Porto Alegre e está formado por: minhas anotações sobre as aulas, meu planejamento diário e um conjunto de quatro produções escritas das crianças. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, embasada em pressupostos teóricos sobre resolução de problemas na Educação Matemática. Discuto como a prática docente de propor que as crianças não só resolvam, mas também escrevam problemas pode ser produtiva, tanto por ampliar as aprendizagens de habilidades de raciocínio para os alunos, como por proporcionar aprendizagens sobre a cultura infantil para as educadoras. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37364)Tesinas Pedagogía (1400)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License