O trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetização
dc.contributor.advisor | Dalla Zen, Maria Isabel Habckost | pt_BR |
dc.contributor.author | Görgen, Camila Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-09-27T01:37:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/55688 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo apresenta como foco os gêneros discursivos/textuais. Considerando este foco, pretendo analisar a abordagem dos gêneros em minha prática docente e nas práticas de um grupo de colegas que atuou em turmas de alfabetização durante o estágio curricular do Curso de Pedagogia. Tenho por objetivo identificar o quesito variedade, tensionando o modo por meio do qual esses gêneros foram explorados. A pesquisa inscreve-se no campo dos Estudos Linguísticos aplicados à Educação e adota uma abordagem qualitativa, através da análise dos seguintes materiais: diários de classes e questionários aplicados às participantes do estudo - acadêmicas do último semestre/professoras de classes de alfabetização do Ensino Fundamental de escolas públicas de Porto Alegre/RS e região metropolitana. Tomo como referencial teórico os estudos de Luiz Antônio Marcuschi, Joaquim Dolz, Bernard Schneuwly, Mikhail Bakhtin, Roxane Rojo, Maria Isabel Dalla Zen, entre outros. A partir dos dados produzidos, verifico a variedade de gêneros discursivos/textuais nas salas de aula; entretanto, estes ainda devem ser ainda mais trabalhados na sua complexidade; por vezes, são pouco enfatizados em seus usos sociais e discursivos, como também em seus aspectos estruturais. Um planejamento de leitura e escrita, englobando tal exploração, poderia contribuir, significativamente, sob meu ponto de vista, para o processo de alfabetização- letramento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | O trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000858922 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1399)