Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorAndrade, Sandra dos Santospt_BR
dc.contributor.authorFlor, Maria do Carmo Sant’annapt_BR
dc.date.accessioned2012-09-26T01:36:37Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/55620pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido para a conclusão do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apresenta como foco de análise bilhetes escolares que crianças de um quarto ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual de Porto Alegre, escreveram para sua professora de forma espontânea, durante o período do estágio curricular docente. Tem como objetivo analisar se a troca de bilhetes favoreceu o desenvolvimento e a aprendizagem da escrita e da leitura do gênero bilhete, do uso de diferentes recursos gramaticais, da expressão e da comunicação, da qualificação da escrita ortográfica. Ou seja, buscou-se examinar se a escrita espontânea funciona como um facilitador no processo de ensino-aprendizagem em linguagem. O aporte metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa da pesquisa documental. As análises desenvolvidas, a partir de autores como Kaufman e Rodríguez, Drey e Silveira, Geraldi, Dalla Zen e outros, possibilitaram a observância nos textos infantis das marcas de aprendizagens efetivadas, como domínio do gênero bilhete, recursos e hipóteses de linguagem utilizadas e capacidade de comunicação e expressão através da escrita, bem como o desenvolvimento de um ambiente mais afetivo no grupo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleBilhetes escolares : intermediando aprendizagenspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000858857pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem