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Um estudo sobre a potencialização da compreensão leitora
dc.contributor.advisor | Dalla Zen, Maria Isabel Habckost | pt_BR |
dc.contributor.author | Duarte, Maíra Abrunhoza de Martini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-09-26T01:36:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/55619 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, que parte do pressuposto de que uma sequência didática potencializadora de ideias pode desenvolver a compreensão leitora de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, se propõe a investigar em que situações de aprendizagem é possível identificar indícios desta compreensão. Para responder a essa questão orientadora do estudo, a pesquisa vale‐se da concepção de linguagem como processo de interação e produção de sentidos. Assim, a leitura é entendida a partir de uma abordagem sócio‐interacionista e psicolinguística. Para tanto, e tendo em vista que a investigação se caracteriza como sendo de abordagem qualitativa, a metodologia toma por base a análise de sequências didáticas de leitura registradas em meu Diário de Classe, bem como a elaboração e realização, em 2012, de três aulas de leitura em uma turma do 4º ano de uma Escola da Rede Pública Estadual de Porto Alegre/RS, a mesma com a qual estagiei em 2011. A partir dos dados produzidos, verifica‐se a importância de uma sequência didática planejada, rica em possibilidades de relações sobre a diversidade de aspectos temáticos, estruturais e discursivos de um gênero textual específico e com intervenções provocativas dos processos de inferenciação. Sob minha ótica, a consideração dessa perspectiva linguístico‐pedagógica pode fazer avançar a competência leitora de alunos da citada etapa de ensino. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Compreensão | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre a potencialização da compreensão leitora | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000858850 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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