Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarvalho, Any Raquel Souza dept_BR
dc.contributor.authorVieira, Danielpt_BR
dc.date.accessioned2012-09-26T01:36:30Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/55605pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho inicia com a evocaça o de uma performance de duas peças (O boisinho de chumbo e O lobosinho de vidro) da se rie A Prole do Bebe no. 2 de Heitor Villa-Lobos. Tal performance e inserida como um excerto extraí dos da pra tica dia ria do performer. Essa atividade e caracterizada como uma escrita de si para a reconstituiça o de imagens e experie ncias na memo ria – constituindo parte do que foi denominado de hupomnêmata. O formato de pesquisa artí stica e apontado como o meio para a construça o do trabalho, de forma que as ideias vinculadas ao cuidado de si sa o apresentadas como escopo metodolo gico. Dessa maneira, o cuidado de si articulado a outras teorias que valorizam a condiça o de êthos humano – a Teoria da Influe ncia, por exemplo, favorece a compreensa o e o aprimoramento do ato de performance musical. Se o cuidado de si e focalizado para a constituiça o de si como sujeito de atitude este tica, enta o alguns aspectos da Teoria da Influe ncia proporcionam o entendimento de que a crí tica a uma performance so pode ser outra performance. O cuidado de si indica uma mudança que ocorre no indiví duo consciente de si e livre para a constituiça o de uma este tica da existe ncia, de maneira que a mu sica torna o mu sico sua aça o e sua expressa o. As atividades envolvidas na constituiça o de si sinalizam para a possibilidade de uma pedagogia da performance, integrada a diversas narrativas e individualidades formadoras.pt_BR
dc.description.abstractThis work begins with the evocation of a performance of two pieces (O boisinho de chumbo e O lobosinho de vidro) from the 2nd series of A Prole do Bebê by Heitor Villa-Lobos. This performance is included as an excerpt taken from the daily practice of the performer. This activity is characterized as a writing in itself for the reconstruction of images and experiences in memory – constituting part of what has been named hupomnêmata. The format of artistic research is indicated as the means for the construction of the work so that the ideas linked to self-care are presented as the methodological scope. Thus, self-care, linked to other theories that value the êthos human condition – the Theory of Influence, for example, promotes the understanding and improvement of the act of musical performance. If self-care is focused to constitute itself as the subject of an aesthetic attitude, then some aspects of the Theory of Influence provide the understanding that the criticism of a performance can only be another performance. Self-care indicates a change that occurs in the individual self-consciousness and thus is free for the establishment of an aesthetics of existence, so that the music makes the musician his action and his expression. The activities involved in the constitution of itself point to the possibility of a pedagogy of performance, integrated in the various narratives and forming individuals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSelf-careen
dc.subjectInterpretação musicalpt_BR
dc.subjectVilla-Lobos, Heitor, 1887-1959pt_BR
dc.subjectPhilosophy of musical performanceen
dc.subjectPerformance musicalpt_BR
dc.subjectMusical performanceen
dc.subjectAesthetic attitudeen
dc.subjectPráticas interpretativas (Música)pt_BR
dc.subjectVilla-Lobosen
dc.subjectMusica : Esteticapt_BR
dc.subjectA Prole do Bebe no. 2en
dc.title"Boisinhos" e "Lobosinhos" de Heitor Villa-Lobos : o cuidado de si no processo de performance como crítica para a constituição de um sujeito de atitude estéticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000858239pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples