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dc.contributor.advisorBenetti, Márciapt_BR
dc.contributor.authorStorch, Laura Strelowpt_BR
dc.date.accessioned2012-09-15T01:36:27Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/55389pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa, que aborda jornalismo de revista e leitura, constrói o conceito de leitor imaginado e propõe um mapa metodológico para que os pesquisadores possam localizar e compreender este leitor imaginado. Partindo da perspectiva interacionista, compreendemos a leitura como um fenômeno de negociação de sentidos que é constitutivo do jornalismo. Na primeira parte da tese, exploramos o campo da leitura em relação ao quadro teórico do discurso para propor a definição conceitual do leitor imaginado. A figura do leitor imaginado se elabora como uma “posição”, inscrita no texto (verbal e não-verbal) de modo a permitir a negociação de sentidos entre autor e leitor real. Nessa perspectiva, autor e leitor real não lidam com um texto, mas com outro sujeito – o leitor imaginado –, mesmo que ele exista apenas como virtualidade. Na segunda parte do trabalho, investigamos o universo empírico das revistas e elaboramos um mapa metodológico, estabelecendo os indicadores que permitem ao pesquisador localizar, identificar e problematizar o leitor imaginado no jornalismo de revista. O mapa metodológico aponta que o pesquisador deverá observar três dimensões na conformação das publicações: 1) Dimensão Institucional; 2) Dimensão Publicitária; e 3) Dimensão Editorial. Cada uma dessas dimensões congrega particularidades, referidas como indicadores específicos que devem ser observados. Na Dimensão Institucional: a) os índices de segmentação; b) a publicidade de si; e c) os materiais promocionais. Na Dimensão Publicitária: a) os tipos de produtos; e b) os índices verbais e não-verbais sobre o leitor presentes nas peças publicitárias. Na Dimensão Editorial: a) o conteúdo jornalístico; b) a visualidade; e c) as manifestações do leitor explícito.pt_BR
dc.description.abstractThis research, which addresses magazine journalism and reading, develops the concept of the imagined reader and proposes a methodological guide so that researchers may locate and understand this imagined reader. From an interactionist perspective, we understand reading as a phenomenon of meaning negotiation which is constitutive of journalism. In the first part of the thesis, we explore the reading field on relation to the theoretical framework of discourse in order to propose a conceptual definition of the imagined reader. The form of the imagined reader is elaborated as a “position” inscribed in text (verbal and non-verbal) in a way that allows the negotiation of meanings between author and real reader. In this perspective, author and real reader don’t deal with a text, but with another subject – the imagined reader –, even if he exists only as a potentiality. In the second part, we investigate the empirical universe of magazines and elaborate a methodological guide, establishing indexes that allow the researcher to locate, identify and reflect upon the imagined reader in magazine journalism. The methodological guide indicates that the researcher must observe three dimensions of the conformation of magazines: 1) Institutional Dimension; 2) Advertising Dimension; and 3) Editorial Dimension. Each one of these dimensions congregates particularities, referred as specific indexes that must be observed. In Institutional Dimension: a) indexes of segmentation; b) advertising of itself; and c) promotional materials. In Advertising Dimension: a) types of products; and b) verbal and non-verbal indexes about the reader present in advertisements. In Editorial Dimension: a) journalistic content; b) visuality; and c) manifestations of the explicit reader.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResearch methodologyen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectJournalismen
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectMagazineen
dc.subjectReadingen
dc.subjectRevistaspt_BR
dc.subjectMetodologia da pesquisapt_BR
dc.subjectImagined readeren
dc.titleO leitor imaginado no jornalismo de revista : uma proposta metodológicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000857629pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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