Show simple item record

dc.contributor.advisorPrimo, Alessandra Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Rodrigo dept_BR
dc.date.accessioned2012-09-15T01:36:27Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/55388pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar como os blogs internos podem favorecer a colaboração e gestão do conhecimento no ambiente organizacional, a partir da perspectiva das tecnologias da informação e comunicação contextualizadas diante do crescente uso das mídias sociais. Os tipos de organização, conceitos de cultura, conhecimento e colaboração nas organizações são apresentados para conseguir dar conta do conjunto das características internas que podem alterar as análises desta pesquisa. A metodologia por meio da observação não-participante nos blogs internos da Dell Computadores deve contribuir para melhor entendimento do objeto. Posteriormente as entrevistas semi-estruturada com seis funcionários selecionados, pretende estruturar a análise dos blogs internos da Dell Computadores e fornecer dados suficientes para este pesquisador identificar se este meio de comunicação tem potencial para a colaboração e gestão do conhecimento. Os resultados indicam que os blogs organizacionais internos contribuem para aproximar sujeitos da organização que estão geograficamente distantes, uma vez que estas estejam dispostas a oferecer o ambiente necessário e permitir que seus funcionários utilizem estes meio. A cultura oranizacional corresponde ao fator determinante neste processo, pois o tipo de organização, sua gestão e seus objetivos vão determinar se a cultura vai acompanhar a evolução da tecnologia e seus indivíduos serão engajados nas iniciativas para colaboração nestes ambientes. Além disso, a possibilidade de publicar e comentar nos blogs deve ser aberta aos funcionários, para que a colaboração ocorra entre os indivíduos, da mesma forma que os mesmos podem ser reconhecidos pelo seu conhecimento na organização.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to investigate how blogs can foster internal collaboration and knowledge management in the organizational environment, from the perspective of information technology and communication in context before the growing use of social media. Types of organization, concepts of culture, knowledge and collaboration in organizations are presented able to account for all of the internal features that can alter the analysis of this research. The methodology through non-participant observation in internal blogs Dell Computers should contribute to better understanding of the object. Later, the semi-structured interviews with six selected employees, intends to structure the analysis of internal blogs Dell Computers and provide sufficient data for this researcher to identify whether this medium has potential for collaboration and knowledge management. The results indicate that the internal organizational blogs contribute to the organization's approach subjects that are geographically distant, since they are willing to provide the necessary environment and allow employees to use these means. The culture oranizacional match determining factor in this process, because the type of organization, its management and its objectives will determine if the culture will follow the evolution of technology and its individuals are engaged in initiatives for collaboration in these environments. Furthermore, the ability to post and comment on blogs should be open to employees, for collaboration to occur among individuals in the same way that they can be recognized for their knowledge in the organization.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectOrganizationen
dc.subjectBlog corporativopt_BR
dc.subjectCollaborationen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectKnowledge managementen
dc.subjectInternal blogsen
dc.titleUso de blogs internos para colaboração e gestão do conhecimento em ambientes organizacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000858040pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record