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dc.contributor.advisorFagundes, Léa da Cruzpt_BR
dc.contributor.authorValentini, Carla Beatrispt_BR
dc.date.accessioned2012-09-15T01:36:15Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/55378pt_BR
dc.description.abstractEsta tese investiga a construção e o uso de um ambiente virtual de aprendizagem para um curso de graduação. Seu o objetivo é compreender como se constituem as trocas interindividuais (autopoiese e processos sociocognitivos) nesse ambiente. A opção teórica para estudar esses processos é a Epistemologia Genética de Jean Piaget e a Biologia do Conhecimento de Humberto Maturana. Esta investigação possui um caráter exploratório, em que o delineamento metodológico é dado pelo estudo de caso. O primeiro estudo analisa o processo auto-organizativo e sociocognitivo do grupo, utilizando um software de análise qualitativa. O segundo estudo faz um mapeamento do processo cognitivo, sociocognitivo e metacognitivo de três sujeitos que interagiram no ambiente. Os resultados apontam para a constituição de duas redes que expressam o movimento autopoiético e sociocognitivo do grupo, sendo a primeira, denominada “rede de trocas cooperativas e autopoiéticas” e, a segunda, “rede de identidade e vínculo”. As conclusões indicam que a estratégia de Tarefas Convergentes favoreceu as trocas comunicativas num movimento de descentração, reciprocidade e auto-organização. Além disso, a pesquisa sugere que um futuro desenvolvimento do ambiente pode acrescentar recursos que possibilitem estudos e avaliações de aspectos específicos, tanto do ambiente virtual, como de novos resultados da aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis investigates the construction and use of a virtual learning environment for a university course. It aims to comprehend how the inter-individuals exchanges (auto-poiese and socio-cognitive processes) are constituted in that environment. The theoretical option to study those processes is the Genetic Epistemology by Jean Piaget and the Biology of the Knowledge by Humberto Maturana. This investigation has an exploratory aspect, in which the methodological outline is given by study case. The first study analyzes the self-organizative and the socio-cognitive process of the group using a software of qualitative analysis. The second study makes a mapping of the cognitive, socio-cognitive and metacognitive process of three subjects that interacted in the environment. The results point out the constitution of two nets that express the auto-poietic and socio-cognitive moviment of the group, being the first named “network of cooperative and auto-poietic exhanges” and the second, “network of identity and link”. The conclusions point out that the Strategy of Convergent Tasks favored the communicative exchanges in a movement of descentration, reciprocity and self-organization. Besides, the research suggests that a future development of environment may add resources that make studies and assessment of specific aspects possible, both of the virtual environment, and of the new results of the learning.en
dc.description.abstractEsta tesis investiga la construcción y el uso de un ambiente virtual de aprendizaje para un curso de graduación. Su objetivo es comprender como se constituyen los intercambios entre individuos (auto poiesis y procesos socio cognitivos) en ese ambiente. La opción teórica para estudiar estos procesos es la Epistemología Genética de Jean Piaget y la Biología del Conocimiento de Humberto Maturana. Esta investigación posee un carácter exploratorio; en el que el delineamiento metodológico es dado por el estudio de caso. El primer estudio analiza el proceso auto organizador y socio cognitivo del grupo utilizando un software de análisis cualitativa. El segundo estudio hace un plano detallado del proceso cognitivo, socio cognitivo y meta cognitivo de tres sujetos que se interrelacionaron en el ambiente. Los resultados apuntan la constitución de dos redes que expresan el movimiento auto poético y socio cognitivo del grupo, siendo la primera denominada “red de intercambios cooperativos y auto poéticos” y la segunda, “red de identidad y vínculo”. Las conclusiones apuntan que la estrategia de Tareas Convergentes favorece los intercambios comunicativos en un movimiento de descentralización, reciprocidad y auto organización. Además la pesquisa sugere que un futuro desarrollo del ambiente puede agregar recursos que posibiliten estudios y evaluaciones de aspectos específicos, tanto del ambiente virtual, como de los nuevos resultados del aprendizaje.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectCooperationen
dc.subjectAuto-poieseen
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectSelf-organizationen
dc.subjectCognitionen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectMetacognitionen
dc.subjectAutopoiesept_BR
dc.subjectSocio-cognition in virtual learning environmentsen
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectAutonomíaes
dc.subjectSociocogniçãopt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectCooperaciónes
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectAutopoiesees
dc.subjectCogniciónes
dc.subjectMeta cogniciónes
dc.subjectSocio cognición en ambientes virtuales de aprendizajees
dc.titleTecendo e aprendendo : redes sociocognitivas e autopoiéticas em ambientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coCosta, Antonio Carlos da Rochapt_BR
dc.identifier.nrb000472355pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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