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dc.contributor.advisorWitt, Regina Rigattopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Mariana Timmers dospt_BR
dc.date.accessioned2012-09-12T01:35:05Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/55296pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: De acordo com a Organização Mundial da Saúde (2008), os profissionais de saúde da atenção primária deveriam receber formação básica em competências essenciais do cuidado ao idoso para o seu atendimento. Em um currículo orientado por competência, a avaliação é parte do trabalho pedagógico nos diferentes cenários de ensino-aprendizagem. Neste contexto, torna-se importante a avaliação das competências no ambiente acadêmico, refletindo acerca da sua percepção para a prática e cuidado em saúde. Objetivo: Avaliar as competências de graduandos de enfermagem para o atendimento a idosos na Atenção Primária à Saúde. Método: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 65 graduandos com matrícula regularizada no último ano do Curso de Bacharelado em Enfermagem da UFRGS. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário com um referencial de 28 competências, estruturadas em 12 domínios, resultantes de uma investigação anterior. Para a avaliação foi utilizada uma escala com quatro níveis de competência, baseados em uma ferramenta de avaliação canadense. A análise dos dados foi feita por meio da estatística descritiva. O projeto foi submetido e aprovado pelo comitê de ética da UFRGS. Resultados: De maneira geral, os alunos avaliaram-se como competentes. O domínio da ética recebeu melhor avaliação pelos graduandos. O manejo de doenças também foi bem avaliado, assim como o enfoque na diversidade humana e comunicação, prevenção e promoção da saúde. Os graduandos avaliaram-se com maior dificuldade no domínio de membro de uma profissão, para o qual a maioria dos alunos considera-se com pouca experiência prática para atuar com autonomia e com segurança. Conclusões: O estudo evidenciou a necessidade do ensino nesta área na graduação. Proporcionou uma reflexão aos graduandos de enfermagem sobre o atendimento aos idosos na APS e também a oportunidade de conhecerem este referencial de competências, para que possam ampliar os seus conhecimentos sobre o assunto aderi-los à sua pratica assistencial, promovendo um melhor atendimento ao idoso.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação baseada em competênciaspt_BR
dc.subjectSaúde do idosopt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.titleAvaliação das competências de graduandos de enfermagem para o atendimento a idosos na atenção primária a saúdept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000857130pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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