Browsing Education by Author "Axt, Margarete"
Now showing items 1-20 of 32
-
O aprender como ato : a produção do conhecimento na eventicidade do ser
Oliveira, Aline Santos (2013) [Dissertation]O presente estudo apresenta indícios de um aprender como ato a partir de um trajetar da pesquisadora nos ambientes escolares e, em especial, em turmas do segundo ano do Ensino Fundamental, numa escola municipal localizada ... -
Bri(n)coleur : uma experiência de pesquisa e formação em pedagogia hospitalar
Prates, Camila Camargo (2013) [Dissertation]Esta dissertação objetiva investigar alguns percursos de sentido nos processos de aprender, que emergiram no contexto de um espaço lúdico-pedagógico realizado junto ao projeto de pesquisa CIVITAS - Educação e Saúde (LELIC/ ... -
A comunicação professor-aluno : uma contribuição ao estudo sobre a construção do conhecimento
Sordi, Regina Orgler (1999) [Thesis]A pesquisa intitulada “A comunicação Professor-Aluno: Uma Contribuição ao Estudo sobre a Construção do Conhecimento” analisa diálogos entre alunos e professores de seis grupos de primeira série, em duas escolas de primeiro ... -
A constituição da personagem em ambiente virtual : possibilidades da informatica educativa
Machado, Magale de Camargo (2006) [Dissertation]O tema da pesquisa trata-se da construção de uma metodologia de intervenção no ensino fundamental, utilizando ambientes interativos numa perspectiva interdisciplinar, dentro de uma política de inclusão. Seu propósito está ... -
A cultura dos usos das redes na academia : um olhar de professores universitários, brasileiros e italianos, sobre o uso das mídias sociais na docência
Favero, Rute Vera Maria (2016) [Thesis]Este estudo, oriundo do PPGEDU/UFRGS, na Linha de Pesquisa Arte, Linguagem e Currículo, aborda a pesquisa realizada com professores, de áreas distintas, de duas universidades públicas e duas privadas em cada país – Brasil ... -
Da formação docente em serviço aos espaços de criação em sala de aula
Silveira, Paloma Dias (2010) [Dissertation]A presente pesquisa, levada a efeito no PPGEdu/UFRGS, vinculada à linha de pesquisa Educação: Arte, Linguagem, Tecnologia e ao Laboratório de Estudos em Linguagem Interação e Cognição – LELIC, tem como objetivo compreender ... -
Da invenção à criação, uma viagem pela imaginação com passagem pela aprendizagem
Lunkes, Luciana (2010) [Dissertation]Esta dissertação apresenta uma discussão no campo educacional, que pretende contribuir para pensar novas possibilidades a favor da educação. Assim sendo, o objetivo dessa pesquisa é analisar as relações professor↔alunos↔alunos ... -
Docência no ensino superior e tecnologia na educação: uma construção do conhecimento na perspectiva dialógica
Nhanisse, Cacilda Rafael (2019) [Thesis]O presente estudo tem como objetivo compreender como (alguns) professores, atuantes em cursos de graduação da Universidade Pedagógica de Moçambique, se relacionam com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na ... -
Educação e formação continuada : entre a imaginação, a ficção e o sentido de carnavalidade
Hinterholz, Beatran (2019) [Thesis]Na tese, apresento uma interlocução filosófica em particular com M. Bakhtin e G. Bachelard, buscando relacionar e apreender os conceitos pertinentes para a tese: ficcional, imaginação e sentido de carnavalidade, relacionando-os ... -
Entoações de subjetivação : relação entre escolas e centros de atenção psicossocial infantojuvenil
Machado, Magale de Camargo (2013) [Thesis]A pesquisa tem a sua origem no desenvolvimento do PIEP (Projeto Interdisciplinar entre Psicologia, Informática Educativa e Pedagogia), que ocorre em escolas municipais de ensino fundamental, e na sua articulação com a ... -
A enunciação estética juvenil em vídeos escolares no youtube
Boll, Cíntia Inês (2013) [Thesis]Este estudo aborda a enunciação juvenil no viés da função estética enredada ao fetichismo contemporâneo e à Cultura Digital. O contexto de pesquisa envolve a função estética disposta nos vídeos caseiros digitais de trabalhos ... -
Escola pública e comunidade : relações em d'obras
Santos, Nair Iracema Silveira dos (2002) [Thesis]Apresentamos neste trabalho um estudo sobre a processualidade das relações da escola pública com a comunidade, enfocando os agenciamentos que operam na constituição de diferentes modos de relação em uma instituição situada ... -
Os espaços pedagógicos de construção de possibilidades na sala de aula : um olhar sobre as micro-interações
Mendes, Tania Maria Scuro (2000) [Thesis]pesquisa trata da construção de possibilidades em sala de aula, o que implica processos cognitivos, por professorandas-estagiárias (P.E.s) de cursos, em nível de ensino médio, na modalidade Normal. Para tanto, problematizou-se: ... -
Exercício estético-filosófico na formação continuada de professores
Silveira, Paloma Dias (2014) [Thesis]O foco desta tese é o exercício estético-filosófico na formação continuada de professores. O objetivo é a construção deste conceito, dando visibilidade ao seu operar na formação de professores. Para tanto, realizamos o ... -
Formação continuada em serviço : enunciados dos professores sobre seu percurso formativo na relação com o fazer pedagógico
Nhanisse, Cacilda Rafael (2014) [Dissertation]O presente estudo tem como objetivo analisar como os professores pensam sobre, e avaliam, o seu processo de formação continuada na relação com a sua prática de sala de aula, a fim de compreendermos alguns aspectos que abrem ... -
Formação docente : reverberações possíveis na prática pedagógica
Selli, Maribel Susane (2011) [Dissertation]Esta dissertação propõe uma reflexão no campo educacional sobre a formação docente numa perspectiva de coexistência de práticas pedagógicas que têm como referência a interação dialógica. A partir de minha pesquisa, abordo ... -
Informática educativa : uma atualização do plano educação
Santos, Suzana Lima dos (2005) [Dissertation]Alguns movimentos de atualização do plano educação se efetuam no funcionamento de máquinas abstratas. A partir de uma abordagem genealógica do processo de informatização das escolas públicas, ocorrido no Brasil, este ... -
Interação da criança com livro literário infantil : Estratégia para potenciar a leitura na 3a e 4a séries nas escolas moçambicanas do distrito de Kamubukwane
Martinho, Cristina da Ressureição (2016) [Dissertation]A presente pesquisa, levada a cabo no PPGEdu/UFRGS, vinculada à linha de pesquisa Educação, Arte, Linguagem, Tecnologia e ao Laboratório de Estudos em Linguagem Interação e Cognição (Lelic), tem o objetivo de mapear e ... -
A interação social e o benefício recíproco como elementos constituintes de um sistema complexo em ambientes virtuais de aprendizagem para professores de línguas
Vetromille-Castro, Rafael (2007) [Thesis]Quando são inseridas as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na cena educacional – seja na Lingüística Aplicada, seja na área ampla da Educação – especialmente quando é tratada a atuação docente e discente ... -
Modos de formação continuada de docentes em serviço : arquitetônicas e sentidos emergentes
Oliveira, Aline Santos (2018) [Thesis]Inscrita no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição/Criação – LELIC -, essa tese se sustenta ...