Navegação Educação por Autor "Aragón de Nevado, Rosane"
Resultados 1-14 de 14
-
Ágora digital : o cuidado de si no caminho do diálogo entre tutor e aluno em um ambiente virtual de aprendizagem
Santos, Vanice dos (2012) [Tese]A presente Tese de Doutorado investiga as relações entre a filosofia, a partir dos conceitos de cuidado de si e de diálogo e os processos de educação a distância. Incide sobre as relações estabelecidas entre tutor e aluno, ... -
Aprendizagem num contexto de educação a distância : impactos na formação de professores
Peixoto, Analissa Scherer (2010) [Dissertação]Essa pesquisa investiga os impactos da proposta teórico-metodológica da interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II sobre o processo de reconstrução e tomada de consciência das concepções ... -
Brincando de conversar na cooperativa do conhecimento : o processo de apropriação da interface de chat por crianças de séries iniciais
Bittencourt, Juliano de Vargas (2006) [Dissertação]O presente estudo desenvolveu-se na perspectiva de entrelaçar as pesquisas em Interação Humano- Computador – IHC com a Epistemologia Genética de Jean Piaget, visando delinear possíveis intersecções entre esses dois domínios ... -
Concepção e prática do ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de caso em um curso de pedagogia a distância
Serres, Fabiana Fattore (2010) [Dissertação]A presente dissertação, cujo objetivo principal é analisar como as alunasprofessoras conceberam e praticaram o ensino da Matemática no decorrer das interdisciplinas de Matemática do Curso de Pedagogia a Distância da ... -
A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz (2008) [Dissertação]Esta pesquisa, cujo objetivo principal é a análise da construção da função do tutor no âmbito do Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD), é um estudo ... -
Contribuições da formação de professores para o uso das TICs na escola : um estudo de caso no Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul
Trindade, Elizabeth Sarates Carvalho (2010) [Dissertação]Este estudo, de cunho qualitativo, busca analisar como o processo de apropriação tecnológica das professoras-alunas no curso de graduação em Pedagogia-Licenciatura, na modalidade à distância, da Universidade Federal do Rio ... -
Da presença virtual : um estudo sobre a transferência em contexto de educação a distância
Silva, Iranice Carvalho da (2010) [Tese]As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, em particular a internet, vem produzindo efeitos de diversas ordens no modus de viver dos sujeitos humanos em geral, e em particular, nos seus modos de pensar a educação. ... -
Desenho manual e modelagem geométrica : o desenvolvimento da lógica do espaço na representação gráfica
Silva Júnior, Antônio Pedro (2007) [Dissertação]Esta dissertação aborda a natureza e o desenvolvimento da lógica geométrica do espaço envolvida na execução de representações gráficas, tanto manuais quanto digitais, de objetos tridimensionais. Para este propósito, ... -
Um estudo das concepções dos docentes sobre a estruturação do curso de licenciatura em química da REGESD, na modalidade a distância
Ramos, Adriana de Farias (2009) [Dissertação]Esta proposta de dissertação de mestrado tem por finalidade apresentar um estudo das relações entre as concepções epistemológicas de docentes de Química e os principais pressupostos que estruturam a matriz curricular do ... -
Ler o mundo, compreender a palavra : ambiente alfabetizador como espaço de construções sociocognitivas
Ferronatto, Sônia Inês (2005) [Dissertação]Esta dissertação aborda as construções sociocognitivas de sujeitos adultos durante o processo de alfabetização, em ambiente alfabetizador, entendido como espaço físico e social que promove interações. A proposta pedagógica ... -
Práticas pedagógicas em transformação : contribuições da interdisciplina na representação do mundo pela matemática no curso de pedagogia a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Araujo, Alexandre Ramos de (2010) [Dissertação]A presente dissertação investiga as contribuições da interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática para a prática pedagógica dos docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia - modalidade a distância, da UFRGS, ... -
Projetos de aprendizagem @ tecnologias. Transformações. Escola
Silva, Maristela Alberton (2005) [Dissertação]O presente estudo pretendeu discutir o processo de introdução do trabalho com projetos de aprendizagem, ancorados pelas tecnologias da informação e comunicação em uma escola pública municipal de Santa Catarina. Objetivou ... -
Robótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimento
Cabral, Cristiane Pelisolli (2011) [Dissertação]A presente dissertação objetivou investigar as estratégias cognitivas de resolução de problemas em Robótica Educacional (RE) utilizando o kit semiestruturado LEGO Mindstorms® 9793 e programação RoboLab®. Com base na teoria ... -
As trocas interindividuais em fóruns e lista de discussão : um estudo de caso no âmbito do curso de pedagogia em EAD
Fernandes, Ana Angélica Pereira (2008) [Dissertação]Esta dissertação investiga o processo evolutivo das trocas interindividuais a partir da perspectiva da descentração com fundamentação na concepção epistemológica piagetiana. Esta fundamentação destaca a possibilidade do ...